Arte em Familia com Rosane Dias no centro cultural Usiminas.

Apresentar projetos e ações culturais que acontecem pelo Brasil é sempre um grande prazer, falar e representar artistas profissionais e atuantes uma grande honra.

 “Dentre os projetos desenvolvidos são apresentadas atividades para instituições de ensino, famílias e comunidade, buscando fomentar as discussões e o pensamento crítico”, explica a coordenadora dos Espaços Culturais Usiminas, Penélope Portugal.

Hoje vamos conhecer o projeto Arte em Familia, uma programação diferenciada na Ação Educativa do centro cultural Usiminas, em Ipatinga.

O projeto ‘Arte em Família’ oferece encontros para aproximar crianças e adultos do universo das artes e das suas mais diversas vertentes: música, dança, teatro, literatura, artes visuais, dentre outras.

No dia 22/02, às 15h, Rosane Dias, artista plástica representada pelo Escritório de arte Dayse Resende, será a mediadora do Arte em Familia, deste mês.No sábado a artista mineira irá trabalhar a exposição “Um Olhar Sobre a Coleção”, em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi.
Segundo Rosane Dias as famílias serão convidadas a exercitar a criação e a experimentação artística através da pintura.
O Arte em Família é neste sábado. Participem!!!

www.institutoculturalusiminas.com

 Data: 22 de fevereiro, sábado, Horário: 15h,  Local: Centro Cultural Usiminas,  Duração: 1h30
Centro Cultural Usiminas, Ipatinga
Av. Pedro Linhares Gomes, 3900, Shopping do Vale do Aço, Ipatinga – Minas Gerais,CEP: 35160-290
Tel: (31) 3822-2215,Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa pelo telefone (31) 3824-3731 e acaoeducativa@usiminas.com

A artista
Conheça o trabalho de rosane Dias

A exposição
Parte especial do acervo de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (FCS) ficará em exposição na Galeria Hideo Kobayashi, do Instituto Cultural Usiminas, em Ipatinga. A mostra fica aberta à visitação até 5 de abril, das 10h às 21h, e tem entrada gratuita.

Entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e instalações, cerca de 60 trabalhos poderão ser conferidas no Vale do Aço. a exposição apresentará obras modernistas e contemporâneas, evidenciando as possíveis relações entre as linguagens e o diálogo entre as diversas gerações que constituem o acervo.

Das obras selecionadas, destacam-se os trabalhos da artista plástica, ceramista e psicopedagoga Arlinda Corrêa Lima - uma das maiores incentivadoras da educação artística para crianças em Minas, que também dá nome a uma das galerias do Palácio das Artes; Roberto Burle Marx, Marina Nazareth, Laura Belém,  Paulo Nenflidio, Marcone Moreira,  André Komatsu e Jonathas de Andrade, entre outros.

A curadoria da mostra fica a cargo de Fabíola Moulin, diretora de programação da FCS, que, observando a importância histórica das peças, propõe um recorte com obras representativas de todas as gerações presentes no acervo, à semelhança de uma linha do tempo. O processo revela diversos momentos da arte produzida em Minas Gerais e no Brasil e as pesquisas de diferentes artistas, desde os anos 70 até os dias atuais.

Acervo revitalizado

A Coleção de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado é constituída por obras que datam desde a década de 40, incluindo importantes nomes como: Amílcar de Castro, Genesco Murta, Fátima Pena, Amadeo Lorenzato, Gilvan Samico, Ana Amélia Diniz Camargos, Beatriz Milhazes, Mônica Sartori, Ricardo Homen, Mabe Bethônico e Jorge dos Anjos entre outros.

Em 2013, por meio do Prêmio CNI-SESI ‘Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas’, foi incorporada à coleção importantes obras de artistas contemporâneos: Laura Belém, André Komatsu, Jonathas de Andrade, Marcone Moreira e Paulo Nenflídio. Tais aquisições marcam a revitalização do acervo e o desejo de consonância da Coleção com a produção artística contemporânea.

No mesmo ano, para garantir as melhores condições possíveis de armazenamento, a Coleção de Artes Visuais da FCS foi transferida para a Reserva Técnica da Superintendência de Museus e Artes Visuais, onde teve início processo de conservação e restauração das obras.

Comente com o Facebook: