Gabi king


Gabi King  por Monica Zorzanelli para Zig Zag de A Gazeta
Gabi é Bacharel em Design de Moda e n a década de 80 trabalhou com importantes marcas cariocas. GABI LIMA KING, mais conhecida como Gabi king, é uma criativa que não para nunca, capixaba, nascida em Vitória, ES, onde vive e trabalha atualmente.

De uma família de artistas, a mãe,Vera Lucia Silva Lima,  hoje dona da griffe Madame Biluskar (Arte em Papel) e Marcos Lima (produtor musical - Falecido). Os irmãos Alexandre e Amaro Lima.


A artista sempre foi muito engajada, seus trabalho sempre apresentou um viès social,  trabalha tendo como base a responsabilidade socioambiental prestando serviços como figurinista e consultora de moda e de design, ativa e guerreira, King criou pequenas coleções de moda,  foi sócia da marca de ecobags “Chic Bag Brazil” e é idealizadora do “Super mercado moda”, da “Feira Criola” e variados eventos de cunho social. Hoje mantém um ateliê de produção e criação da griffe que leva seu próprio nome Gabi King.


Entre as variadas participações em eventos de moda Gabi expôs suas obras no Salão do Mar (ES), na casa dos criadores (SP e ES) e nos municípios da região metropolitana de Vitória composto por Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, a artista desenvolve variados projetos sociais relacionados à moda. Entre eles podemos citar :
Divinamente “Viajando nas Asas do Divino Espírito Santo” , no projeto Açorianidade Capixaba em comemoração do Bicentenário da Imigração Açoriana no Estado do Espírito Santo Realização Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Viana. 2012

Para o Núcleo Afro ODOMODÊ 2010/2011, trabalhou a resignificação  afro, desenvolvendo um oficinas de moda para jovens de 13 à 29 anos.
No mesmo periodo foi a Idealizadora da Feira Criola.

Em Araçatiba, Viana criou o projeto Uruku “Mulheres de Araçatiba”, a partir da Oficina de Moda em Viana maio a julho 2011– Uruku “Mulheres de Araçatiba” coleção criada com mulheres da comunidade quilombola em Araçatiba (Viana-ES).
: Projeto “Pode Crer” - Setembro 2007 /Maio 2008.Ministrou aulas  para pessoas portadoras de deficiência, no Creas (Centro de Referência para Pessoas com Deficiência) , de desenvolvimento de coleção de moda e customização, sediado em Goiabeiras - Vitória -ES.

Projeto "As Divas " - 2006. Dentro do Projeto social “Corte e Cultura “ desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado e Secretaria de Turismo de Mimoso do Sul ,atuando como designer de moda e em oficinas de customização,desenvolvimento de coleção, composição, customização e estamparia artesanal. Criação da Primeira Coleção do grupo, bem como logomarca e apresentado em forma de desfile em São Pedro do Itabapoana - ES, na Casa Cor-2006 e no Fórum Cultural Mundial ( RJ).

Gabi King acredita que a arte existe para todos, e este empenho em democratizar a arte levou-a desenvolver estampas exclusivas e contemporâneas que, assinadas por ela  em sua maioria ou por outros artistas, posteriormente são aplicadas em tecidos e acessórios, como jogos americanos, vestidos, bolsas, almofadas, cadeiras e entre outros.

A profissional empenha sua arte aplicada na divulgação das belezas e potencias do Espírito Santo e na reafirmação de Identidade de grupos e comunidades.






Criou e comercializou mais de 5000 mil jogos americanos para diferentes partes do mundo com as cenas de nosso Estado.

A contemporaneidade deste conceito de criação e difusão da arte cria um campo propicio para que arte chegue, cada vez mais, a diferentes grupos sociais com seus múltiplos gostos e predileções, além de transmitir emoção, bem-estar e alegria a todos que adquirirem seus objetos de design, arte aplicada ou mesmo suas telas.

A multiprofissional Gabi King é Estilista, Design de Produtos e pintora com vasta experiência em moda e design criativo, atua como gestora de projetos, organizadora do Super Mercado Moda, sua carreira/artista plástica é representada pelo Escritório de Arte Dayse Resende, uma empresa que atua no mercado de Arte, prestando serviços de consultoria em Artes e representação de artistas. Dentro de suas metas de formação de público, visibilidade e fortalecimento do mercado de arte.

Atualmente Gabi king divide seu tempo entre sua grife Gabi King e o projeto AcordaAlex.


Texto de Dayse Resende e Renata Bomfim.

Foto Gabi King - Monica Zorzanelli , obras e jogos americanos - Acervo da artista.

Comente com o Facebook: