Exposição "Dos Salões à Bienal do Mar"

Casa Porto de Artes Plásticas reabre nesta quinta-feira com exposição

Reabertura da Casa Porto

Exposição "Dos Salões à Bienal do Mar" vai marcar a reabertura da Casa Porto das Artes Plásticas

Reabertura da Casa Porto
Mostra faz uma releitura da história dos Salões do Mar
Importante espaço para a cena cultural do Espírito Santo, a Casa Porto de Artes Plásticas retoma suas atividades nesta quinta-feira (8), às 19 horas, depois de um período de reformas em sua sede – um histórico prédio de 1903 localizado no Centro de Vitória.

A casa, que já abrigou exposições de artistas locais e nacionais, volta a receber mostras em seu amplo salão, além de novas ações pautadas pela promoção da cultura e da arte, com palestras, residências artísticas, debates e oficinas.

A reabertura contará com a exposição "Dos Salões à Bienal do Mar" – um recorte histórico da trajetória das Bienais (antigo Salão do Mar), criadas em 1999 como resultado de uma parceria entre a Capitania dos Portos e a Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A mostra reúne obras premiadas em várias edições de Bienais e Salões do Mar. São 11 artistas contemporâneos, entre eles Fabrício Coradello, Irineu Ribeiro, Jean R., Juliana Morgado, Júlio Tigre, Anníbal e Branca, Júlio Schmidt, Piatan Lube, Lourival Cuquinha Batista, Maruzza Valdetaro e Sérgio Câmara, que serão a base para a reabertura de um novo diálogo entre gerações de artistas com a população do entorno e com a cidade de Vitória, estabelecendo relações com o Estado e com o Brasil.

"A ideia desta exposição é de que a reabertura da Casa Porto de Artes Plásticas valorize a memória artística local e do entorno da casa, além de sua reinserção no cenário como um espaço fomentador de cultura. Eu vejo a Casa Porto como um espaço multifacetado, vivo e dinâmico, com grande potencial de ser capacitador, de formar público, de artistas, para o munícipe, para quem mora no entorno", afirma o coordenador da Casa Porto, Reinaldo Freitas Resende.

Reabertura da Casa Porto
Mostra reúne obras premiadas em várias edições de Bienais e Salões do Mar
André Sobral
Artistas na Casa Porto
Artistas locais e nacionais poderão expor seus trabalhos no local
Releitura

Responsável pelos reparos no acervo e pela montagem da exposição, o artista plástico Júlio Schmidt, que também participa da mostra com obras de sua autoria - "Atum sólido ao natural em água e sal", "Sardinhas em molho de tomate" e "Sardinhas em óleo comestível" -, adianta que, na reabertura, o público poderá conferir a ilustração de um momento da história artística do espaço. "Vamos mostrar o que foram os Salões do Mar em uma releitura dessa história. Como cidadão, eu acho que o Estado precisa de locais como esse, em que se tenha esse olhar de conservação e manutenção de acervo", disse Júlio.

O artista plástico Irineu Ribeiro, de Linhares, que recriará sua instalação "Elo – Mixta" - uma corda gigante inspirada no dia a dia no mar -, fica feliz em participar. "É muito bom participar, poder mostrar a minha arte neste espaço importante. Minha obra buscou inspiração no mar, a partir da minha experiência como marinheiro. Espero que as pessoas gostem", adianta Irineu.

Para a secretária de Cultura em exercício, Andreia Carvalho, a reabertura do espaço é um marco para a cultura de Vitória. "Trata-se de um lugar fundamental para todas as expressões artísticas e que deve voltar a ser um polo promotor e propagador de cultura em nossa cidade", afirma.

Andares

Após a reabertura, a Casa Porto terá todo o seu primeiro andar voltado para oficinas e acervo técnico (que conta com mais de 200 obras); o segundo andar receberá exposições.

Ao lado do prédio, foram construídos um anexo para a parte administrativa e uma nova estrutura: o Ateliê do Artista Residente, onde artistas poderão desenvolver seus projetos (a partir de um edital de residência artística). Além disso, a Casa Porto de Artes Plásticas vai sediar exposições de artistas locais e nacionais e eventos culturais.

O local está situado à praça Manoel Silvino Monjardim, no Centro, onde funcionava a Capitania dos Portos.

Serviço

Reabertura da Casa Porto das Artes Plásticas - Exposição "Dos Salões à Bienal do Mar"

Quando: nesta quinta-feira (8), às 19 horas

Entrada gratuita

Artistas da exposição

Anníbal e Branca (SP)
“Leda e o Cisne”
Sacos de sal marinho
7º Salão do mar

Fabrício Coradello (ES)
“Não esqueça o colete salva-vidas”
“Indispensável protetor labial”
“Cuidado com as lentes de contato”
Objetos
3º Prêmio – 2º Salão Capixaba do Mar

Irineu Ribeiro (ES)
“Elo – Mixta”
Instalação – 9m²
2º Prêmio – 5º Salão Capixaba do Mar

Jean R. (ES)
Sem título
1º Prêmio – 1º Salão Capixaba do Mar

Juliana Morgado (MG)
Coordenadas 1 (série marcos)
Plotagem, adesivo e recorte
Grande Menção Honrosa Capitania dos Portos – 6º Salão Capixaba do Mar

Júlio Tigre (MG)
“Mare Ab Amaro”
Instalação
1º Prêmio – 2º Salão Capixaba do Mar

Júlio Schmidt (ES)
“Atum sólido ao natural em água e sal”
“Sardinhas em molho de tomate”
“Sardinhas em óleo comestível”
Tintas acrílicas e esmalte, sobre madeira e adesivos.
1º Prêmio – 3º Salão Capixaba do Mar

Lourival Cuquinha Batista (PE)
“Varal”
Roupas, corda de seda, linha e cidade
Prêmio – 7º Salão Capixaba do Mar (2006)

Maruzza Valdetaro (ES)
“Roupa para sereia”
Objeto
3º Prêmio – 3º Salão Capixaba do Mar

Piatan Lube (ES)
“Caminho das águas”
8º Salão Bienal do Mar

Sérgio Câmara (ES)
“Boias para náufragos”
Plotagem sobre câmaras de ar
3º Prêmio – 6º Salão Capixaba do Mar

Elizabeth Nader
Casa Porto reformada
Casa Porto teve a sua fachada reformada e foi ampliada
André Sobral
Artistas na Casa Porto
Histórico prédio de 1903 está localizado no Centro de Vitória

Comente com o Facebook: