"Casa Sustentável dos Avós" por Heliomar Venâncio e Adriano Segantini para Morar Mais.

arquitetura sustentável
Casa Sustentável dos Avós







Arquitetos capixabas
Heliomar Venâncio e Adriano Segantini

Os arquitetos Adriano Segantini e Heliomar Venâncio trabalharam uma proposta inovadora para a amostra de arquitetura e decoração do Morar Mais por Menos: a implantação de residência que vivencia as práticas sustentáveis.

    O projeto intitulado "Casa Sustentável dos Avós" tem o objetivo de trabalhar a sustentabilidade de uma residência, de forma integral e eficiente, promover o conforto e o bem-estar de seus moradores. Foram 40 dias de trabalho, para montar a casa com aproximadamente  90,00m2, sustentável. O Escritório de Arte Dayse Resende fica feliz pela parceria realizada.

     Como consultora de arte, sentimos gratificadas em fazer parte desse projeto, que tem por fim conciliar as idéias e propostas de arquitetos, construtores, artistas plásticos e moradores, utilizando conceitos de sustentabilidade, e de forma que o visitante se sinta completamente envolvido.

    A dupla de arquitetos construiu, com muita criatividade e charme,  uma residência em que a sustentabilidade é percebida: produz sua própria energia, possui telhado verde, calha coletora de água da chuva, composteira e uma hortinha caseira, dentro de peças de porcelana, posicionadas estrategicamente em frente à janela da cozinha. Dentre outras vantagens, a proposta da "Casa"  traz a redução do impacto na paisagem urbana, possui um plano de gestão do lixo, separando por classes e aproveita melhor a água.

     Para  Renata Bomfim, educadora socioambiental, a presença de um projeto arquitetônico dessa natureza cumpre um papel importante que é estimular as pessoas a compreenderem e preservarem os recursos naturais, na perspectiva da educação ambiental, apresentando de forma elegante e afirmativa que o homem, com sua sensibilidade e inteligência, é capaz de transformar o mundo através de uma visão socioambiental simples e transformadora.

    A Casa foi construída para a mostra de Arquitetura Morar Mais por Menos, e estará aberta ao público do dia 07/05 a 15/06/2014.   Após o evento, será desmontada e a maioria de seus materiais será reaproveitada em outras construções.

   Vale a pena uma visita e um olhar atento a todos detalhes.

Serviço:
Morar Mais 2014
Rua Amélia da Cunha Ornelas, S/N, Bento Ferreira, esquina com a Rua Francisco Rubim.

Fica no mesmo local onde ocorreu o evento do ano passado, mas inclui a casa ao lado, por onde será a entrada.


Nova postagem sobre a Casa Sustentável: Por Dayse Resende.

Casa Sustentável uma realidade em Vitória

Publicado: 03 de maio de 2014.







Comente com o Facebook: