Uma síntese por Sandra Bastos sobre a FEIRA DE MILÃO/ EUROCOCCINA 2014

 FEIRA  DE MILÃO/ EUROCOCCINA 2014

Vamos aos dados que obtive na pesquisa feita na  feira:

O Retorno ao verticalismo nas composições  dos móveis nas paredes. Predominantemente nos últimos 8 anos eram horizontais e lineares.

Com o retorno aos louceiros, armários altos em pé direitos altos, em contraponto com  móveis ILHAS isso ficou fortemente  identificado.

Destaque para as cozinhas (maior destaque do  que vem   acontecendo  nos últimos10 anos) como  ambiente multifuncional . Isso já realidade no BRASIL.

Cores sóbrias, sérias  e tons secos  com destaque de cores vivas e   vibrantes apenas em planos de fundo, painéis....destaques para os tons de azul, verdes pardos, marrons, concreto, ferrugem, camurça, cerâmicos, o que já FOMOS APRESENTADOS  na CASA BRASIL.

 Algumas EMPRESAS de PLANEJADOS  já se anteciparam nas tendências e nos lançamentos.
Ausência  de puxadores e ferragens expostas....mais uma vez  já visto na CASA BRASIL no ano passado , cavas em portas de armários e  gavetas.
Móveis , portas e tampos dobráveis, recolhíeis (ou retráteis ).

O que  é uma releitura de 20 anos atrás.

Iluminação embutida, interna em armários, gavetas, portas.
Destaque  para  Destaque  para  ILUMINAÇÃO DOS AMBIENTES  , onde peças originais (peças  comuns)  foram usadas  como luminárias de design e conceito.
Valorização  dos tetos com rebaixo lisos, porém com muitos recuos, cavilhas, recortes....para  encaixes de luminárias ....o retorno de peças    já conhecidas como os varais , spots, calhas..  e  os trilhos...lembro dessas peças  quando iniciei a profissão.

DESTAQUE SHOW  PARA os PLANEJADOS. Pouquíssima marcenaria.
Mercado mais que conquistado , evidenciando o caminho natural para um mercado competitivo  onde o ganho é na eficiência e uso   de novas    ferragens e técnicas de beneficiamento,  garantia no prazo de entrega, qualidade garantida  e permanente  e principalmente o uso de  altas     tecnologias para   desenvolvimento do simples funcional.
Marcenaria  apenas  em   móveis de destaques , como  mesas  principais, aparadores, bancadas centrais...bancos.....com o papel do artesanal...da valorização   da madeira e suas características naturais.
Revestimentos  MADEIRADOS ESCUROS com o destaque para os   que tem as  texturas visuais ( ou “veios”) da madeira em evidência. Conhecemos um pouco adiantado esses materiais , com  os lançamentos  apresentados  na CASA BRASIL ano passado por algumas empresas de PLANEJADOS .   
     
Tecidos de vestuário  usados na DECORAÇÃO...ousadia pura.........ainda mais pelos coloridos vibrantes e intensos...

Destaque para  a VOLUMETRIA  em planos, painéis  sem cor...mas  valo- rizados pela luz indireta...belíssimos!!!
Colorido apenas  no mobiliário CONTEMPORNEO....que predominou na feira....NA CASA BRASIL no ano passado houve iniciação à apresentação dessa tendência. O BRASIL caminhando junto.
O Retorno aos objetos dourados, acobreados e  cromados....

EM RESUMO:

Vi uma“feira  Completa, mas  COMPORTADA”, não só nos lançamentos, mas também na forma de apresentação das tendências ( stands).

Não deixei de visitar  nem os stands  clássicos. O  objetivo foi  conhecer as técnicas e  aspectos construtivos  desses stands....e me chamou a atenção a riqueza de detalhes  na  reprodução fiel de caracteres  históricos.

ENFIM...
UMA VIAGEM PROVEITOSA Profissionalmente e no âmbito pessoal.
Observei  e  aprendi  muito identificando  as novidades, lançamentos, novas tecnologias, troca de informações com  outros profissionais, de todo o Brasil e até estrangeiros.
                     
Também pude confirmar o  quanto nosso País, o BRASIL anda junto aos lançamentos das  TENDÊNCIAS  e TECNOLOGIAS  no processo de produtos, além de ser um  grande celeiro de ARTISTAS E PROFISSIONAIS  com grande TALENTO.

SANDRA BASTOS                                                                                      Vitória 27 de abril de 2014

PERFIL de  SANDRA BASTOS
 
Atualmente coordena uma equipe de 7 profissionais em seu escritório, além de participar de mostras e campanhas publicitárias para grandes Empresas do Estado e nacionais.Uma grande designer, uma mulher de fibra que atua no cenário capixaba de diversas formas, foi professora e coordenadora do curso de designer, palestrante, consultora e recetemente  foi homenageada em 2013 entre 6 profissionais a nível Brasil, como profissional destaque em venda de móveis planejados.

Atuante, Sandra é responsável por várias publicações de assuntos relativos à profissão. Realiza palestras e cursos de formação em diversas entidades.“Nesse ano, Sandra, completa 30 anos atuando no mercado da Decoração e Design, no Estado do Espírito Santo e fora dele.










Comente com o Facebook: