Cor é ainda um elemento indispensável em sua casa

O uso da cor é uma ferramenta básica e um elemento chave na personalização da nossa casa ou parte dela. Além das percepções físicas, a cor influência ainda o nosso estado de espírito, poderá transmitir paz e tranquilidade ou energia e ação. Devido ao poder inesgotável da cor, devemos ponderar bem os tons, ao escolher quando decidir pintar nossa casa, devemos selecionar as cores em atenção aos nossos gostos e personalidade, bem como o que melhor se adequa ao espaço que estamos decorando.

O importante é saber que a cor pode ser utilizada para alterar a percepção que temos do espaço. Podemos fazer uma sala parecer maior ou menor, mais alta ou mais baixa ou até mais fria ou mais quente, só utilizando a cor como ferramenta.

Então perguntamos: "como você se sente neste ambiente mais colorido?", "qual experiência é importante?"

Banheiro público de Caroline e Claudia Rocha, Morar mais 2014. Uso de cores estimulantes e de muita vitalidade.



O uso das cores pode ser, um desafio e uma oportunidade para acrescentar um valor inesperado a nosso jeito de morar.

Sendo assim, optamos por apresentar o emprego da cor na concepção de alguns espaços presentes nas mostras de decoração capixaba, espaço bem definidos, adaptado ao perfil específico. Alguns ambientes do Decora Líder 2014 e do Morar Mais por Menos Vitória.

As duas mostras de decoração que estão movimentando a cidade tiveram como fornecedora exclusiva de tintas e complementos o Grupo Argalit.

Como fornecedora exclusiva de tintas e complementos, a Argalit disponibilizou para os arquitetos e designers de interiores, de ambas as mostras, o Sistema Tintométrico Life Color com a linha Elit Super Premium, em três tipos de acabamento (fosco, acetinado e semibrilho). Seu processo de produção permite a combinação de bases especiais, possibilitando a criação de mais de mil variações de cores. A partir das tintas escolhidas para compor os ambientes já dá para se ter uma ideia do que é tendência em 2014.

Este é o terceiro ano consecutivo que a empresa é patrocinadora do Decora Líder e o segundo ano do Morar Mais. O objetivo dessas parcerias, segundo o diretor executivo do Grupo, Raphael Cassaro, é aproximar-se ainda mais dos profissionais da área e divulgar o amplo mix de soluções para os consumidores finais. “Eventos como esse, que exploram a criatividade dos profissionais, possibilitam ao visitante conhecer de perto as diferentes possibilidades de aplicação, bem como as novidades e tendências em cores e acabamentos de tintas”, completa.

Na Morar Mais Vitória, o banheiro público de Caroline e Claudia Rocha, apresentam a cores fortes e vibrantes, um ambiente dinâmico e bem brasileiro. Já a varanda Íntima idealizada pela arquiteta Myrian Tatiyama Myiamoto recebeu a tinta esmalte base água Azul França e a tinta Elit Super Premium Branco Neve. Em outro ambiente (foto), também da arquiteta, formado pela Escada Externa e pelo Jardim Vertical, estão as cores Mostarda, Pacífico, Vermelho, Girassol, Crepúsculo e Preto.

A Adega Doc foi idealizada pela dupla Germana Paz e Hellen Dalla e recebeu a cor Damion. As profissionais utilizaram a percepção da cor para reforçar o conceito do ambiente.


Fachada cores cerâmica e azul Laguna


A sala de estar de O+Jota ganhou desenhos geométricos no teto e na parede lateral A Cervejaria de Ambiente desenhado por Thiago Sant'ana ganhou vida com as tintas nas cores Cerâmica e Azul Laguna.

O arquiteto Juliano Miller utilizou cinza escuro 299 nas paredes deste lavabo com iluminação pontual, evitando-se cores vibrantes que pudessem gerar estados de excitação, e pela adoção de iluminação artificial, mista, com lâmpadas incandescentes e fluorescentes, calculadas para atender as exigências de visualização específicas do ambiente.

 O espaço Produtos Orgânicos, desenvolvido por Adriane Chiappani e Thais da Rocha, recebeu as cores Cheddar, Cyprees Green e Montego. Aqui o elemento primordial na escolha das cores foi a valorização dos produtos e a integração do ambiente com conjunção entre as cores, para obter resultados surpreendentes dinâmicos ou  saborosos!


Na mostra Decora Líder, a cor também se destacou em diversos ambientes. O Espaço de Vivência, criado por Carol Daros, recebeu as tintas nas cores Old Linen, Bamboo e Thistle Flower.

Segunda a arquiteta, "A beleza é alcançada no emprego de tons neutros e materiais naturais".

Usando um cartela de cores mais neutra, sempre em busca de soluções para trazer conforto e fomentar o convívio familiar, permitir o uso de obras de arte e de design,  o ambiente deste projeto inspira harmonia,  não só em relação as cores e aos materiais empregados, mas, também, com o modo de vida de cada um.

No Apartamento Comercial de Jacqueline Barros, o destaque está nas cores Bufftone, China Doll e Palle Mushroom.

Seu grande insight foi priorizar a integração de espaços e agregar uma tela alegre e colorida de Fabrício  Secchin.

Para a Sala de Estar do Jogador de Futebol, Gabriela Dall’Orto escolheu a cor Nearly White. Optou-se pela utilização de cores tranquilizantes, o foco foi criar um ambiente mais clean para abrigar as fotografias históricas, troféu, camisas do morador que foi jogador de futebol.


Dayse Resende, Vitória 10 de junho de 2014

Comente com o Facebook: