Intervenção urbana modifica a fachada de um prédio no maior bairro de Vitória


Intervenção Urbana na Fachada do Escritório de Arte.Tudo aconteceu em 30 de março, de 2012,  no bairro Jardim Camburi, o maior de Vitória, no Espírito Santo, recebeu uma intervenção urbana, proposta pela artista plástica e empresária da arte Dayse Resende.

14 artistas do Espírito Santo e de outros estados modificaram  totalmente e com muita arte a fachada de um prédio situado à avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, uma das principais do bairro.


“Decidi juntar os artistas e fazer uma ação pelo bairro. Um trabalhoem equipe é mais denso de ideias e propostas. Ao convidar pessoas de diferentes cidades e olhar estético, procuro evidenciar a heterogeneidade da produção atual, a diversidade cultural e as diferentes formas de apreensão da arte”, explica a curadora do projeto, Dayse Resende.


Como ela mesma explica, cada artista tem seu projeto poético e, ao agrupar todos de forma colaborativa, o resultado causará, certamente, um estranhamento no espaço urbano.

Os artistas capixabas farão seus trabalhos ao vivo, na hora da intervenção; já aqueles que são de outros estados prepararam e enviaram seus trabalhos para serem afixados à parede, a partir da técnica do lambe-lambe.

A escolha do prédio para sofrer a intervenção não se deu à toa. Situado em um lugar de passagem, o espaço tem uma fachada com localização privilegiada, em uma esquina.
 
Os artistas confirmados são Alex Vieira, Anderson Moska, Attilio Colnago, Cristina Bastos, Dayse Resende, Joana D’arc Fortes, Luciano Cardoso e Sandra Resende. De outros estados, mandarão seus trabalhos Eduardo Eloy (Ceará), João Pedro do Juazeiro (Ceará), Dalton de Paula (Goiás) e Rosane Dias (Minas Gerais).

Auxiliares dos artistas: Otávio Coli, Ana Paula Ramos, e Izenil Silveira de Almeida (Xips).

Projeto e Curadoria: Dayse Resende
Produção: Ana Paula Ramos Ribeiro e Veronice Schieferdecker.
Fotografia: Otávio Coli e Rafael Torenzani
Vídeo: Heitor Riguette
Apoio: Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes.
Patrocino: Escritório de Arte Dayse Resende

Link Vídeo:

Para Dayse, esta intervenção teve como principal consequência o estabelecimento de uma importante marca no bairro, a partir da particularização do lugar e da recriação da paisagem. Para ela, o local, a partir da intervenção, será responsável por causar impacto no espectador ou simples passante.

Segundo a curadora do projeto, esta será também uma importante oportunidade de os artistas se inserirem no tecido social, abrirem novas frentes de atuação e ganharem visibilidade para seus trabalhos fora dos espaços consagrados de atuação, como galerias e museus, tornado, inclusive, a arte mais acessível ao público.

Intervenção urbana aconteceu no dia 30 de março (sexta-feira), a partir das 16 horas, 2012.
Onde: Avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, 586, Jardim Camburi, Vitória/ES

Lambe : Obra de Dalton de Paula     

Texto de Ariani Caetano
Fonte: Ariani Caetano, Dayse Resende, Assessoria de imprensa EADR.

 Intervenções urbanas            conceito
São às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. São ações de artistas com seu trabalho individual aplicado sobre determinado espaço de forma colaborativa ou não.

A intervenção se dá, assim, sobre uma realidade preexistente, que possui características e configurações específicas, com o objetivo de retomar, alterar ou acrescentar novos usos, funções e propriedades e promover a apropriação da população daquele determinado espaço.

O local abriga o Escritório de Arte Dayse Resende , em Jardim Cmburi












Comente com o Facebook: