O Arquiteto Ivan Britto

Jovens Arquitetos Cearense

Roberto Villar de Queiroz, Enéas Botelho, Luís Aragão, Ivan Brito, Neudson Braga, Marrocos Aragão e José Liberal de Castro protagonizam o início da prática profissional do arquiteto na cidade de Fortaleza, marcando com suas diferenciadas contribuições a produção do espaço construído no Ceará, constituindo até os nossos dias um legado de significativo valor.

Em Meados da década de 50  - Ivan Britto integrou também a equipe técnica do Departamento de Obras e Projetos da Universidade Federal do Ceará, juntamente com os arquitetos Neudson Braga, Marcos Studart e José Liberal de Castro, responsáveis pelos projetos das primeiras obras da UFC, além do planejamento do novo Campus do Pici. Esta produção constitui importante acervo da primeira fase da arquitetura moderna cearense.

Ivan Brito - arquiteto diplomado na década de 1950 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC desde a sua fundação até a década de 1980, quando se aposentou.

Entre outros trabalhos destacamos as obras?


 No dia 26 de dezembro de 1964, em solenidade realizada na Reitoria, o Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, na qualidade de Presidente da República, declarou oficialmente instalada a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Ceará.

Para dirigir e implantar a Escola de Arquitetura foi convidado o Arquiteto Hélio de Queiroz Duarte, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Aqui, juntamente com os arquitetos Neudson Braga e José Liberal de Castro e com a colaboração de Armando Farias e Ivan Brito, também arquitetos, colocaram em funcionamento a Escola de Arquitetura e Urbanismo.


- a obra do Estádio Castelão(20) (1969) foi uma relevante realização arquitetônica do final da década de 1960 em Fortaleza, em função do porte e do programa. À época de sua construção, o estádio se localizava em uma área periférica da Cidade com muitos vazios urbanos, relativamente próximo da BR-116.

Atualmente, trata-se de uma área urbana consolidada e com relativa valorização imobiliária, sobretudo com a próxima realização da Copa de 2014 em Fortaleza. A implantação do edifício, solto em meio à gleba, é tipicamente moderna, sendo possível percebê-lo na sua totalidade, de vários ângulos. Assim como outros estádios modernos construídos no Brasil, o Castelão incorpora aspectos programáticos e funcionais específicos da cultura esportiva do futebol brasileiro, sobretudo em relação ao comportamento e compartimentação do público.


obra: Clube de Regatas

obra: Clube dos Diários

obra: Residência Universitária


GUIA DA ARQUITETURA MODERNA Cearense  (1960-1982).


Outras info

Instituto de Arquitetos do Brasil comemora 54 anos de existência no Ceará
 Nesta sexta-feira (2), a Câmara municipal de Fortaleza realiza sessão solene em comemoração aos 54 anos de existência do Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento do Ceará (IAB-CE).

A sessão solene é uma iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) e será realizada no Plenário Fausto Arruda às 15h. Na ocasião será homenageado o arquiteto Ivan Brito, um dos fundadores do IAB-CE.

O Instituto de Arquitetos do Brasil Nacional completa, este ano, 90 anos de existência. Durante esses anos, o IAB foi protagonista de muitas conquistas obtidas pelos profissionais de arquitetura do país, entre eles o recém-criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Comente com o Facebook: