O olhar de uma cerimonialista


Renomada no mercado de eventos, Norma Marques evidencia suas atribuições para a profissão, exercida com amor e dedicação

É com a convicção de que “o sonho não se mede e não tem preço ou tabela” que a cerimonialista Norma Marques exerce o seu trabalho. Na busca de realizar os desejos e vontades dos clientes, encontra ideias, propostas, soluções para organizar o evento ideal.

Para Norma, não existem barreiras financeiras ou estruturais. Trata-se de planejamento, paixão e dedicação para alcançar os objetivos. Baseada nesta visão de vida e trabalho, a cerimonialista tem o seu reconhecimento no estado, na preparação de festas, seminários, casamentos e outros demais estilos de eventos capixabas.

Advogada por formação e atuante na área por dez anos, com quatro especializações, Norma exercia a profissão rotineiramente. Em paralelo, no entanto, aprimorava suas habilidades organizacionais, tanto em seu ambiente profissional, quanto pessoal.

“Eu sempre gostei da parte organizacional, além de estar sempre agindo como um relações públicas em todas as situações e rodinhas de amigos. Dessa forma, passei a trabalhar com o Instituto de Direito Professor James Tubenchlack, no Rio de Janeiro, desde 1991. Eu era responsável pela Secretaria Executiva do Instituto, porém desenvolvia todos os tipos de atividades na idealização e organização de um evento. Realizávamos congressos jurídicos, seminários, palestras em todo o Brasil”, conta.

Detalhes da infância

Norma Marques é apaixonada pelo que é belo. Ambiente organizado, planejado, com pessoas confortáveis e realizadas, em harmonia com o espaço. A aprimoração e a qualidade daquilo que se realiza são características de sua personalidade. Traços estes semeados desde a infância, através da relação com o pai.

Sempre atento à postura e à educação dos filhos, fazia suas observações e oferecia bons conselhos, como lembra Norma: “Meu pai foi um homem que fazia questão de nos ‘treinar’ em casa, para os hábitos sociais e a vida em sociedade. Ele tinha o trabalho fixo, mas tinha como prática ajudar nos casamentos das filhas dos amigos, e assim, algumas coisas ficaram na minha mente”.

A memória, que muitas vezes nos deixa só, guardou em Norma os conselhos paternos, levando à diversificação de suas habilidades. Depois de atuar por anos na área jurídica e organizar eventos realizados pelo Instituto de Direito, a advogada necessitou se reinventar quando a empresa encerrou suas atividades. Foi quando aprimorou e profissionalizou-se como assessora de cerimonial.

“Realizei muitas pesquisas em busca de cursos de etiqueta e boas maneiras, produção e gestão de eventos, além de participar de eventos de grande porte na área.  Apresentei em um programa de TV o quadro Sem Cerimônia, com dicas e orientações na organização de um evento, além de mostrar como funcionam os bastidores”

Norma então conquistou seu espaço no mercado local, sendo requisitada para planejamento e organização de eventos de diversos portes, além de ser comumente procurada por postais de notícia e revistas para fornecer conteúdo especializado. Sobretudo, Norma encontrou, de forma plena, esta outra vocação apaixonante, tornando-se responsável por realizar o sonho do outro.

Olhos de águia


Com a habilidade de entender e captar os diferentes perfis e preferências de um cliente - uma arte! -, a cerimonialista também procura transmitir ao mesmo tempo outras sensações: credibilidade, segurança, harmonia e satisfação. Para Norma, o sadio e confiável relacionamento com o cliente é primordial em sua função, bem como recompensador.

“É de suma importância me reunir com o cliente, conhecer os detalhes dos sonhos, entender um pouco daquilo que ele idealizou. Esse feedback é fundamental ao planejamento. Nos momentos em que apresento uma possibilidade ou alternativa para aquilo que o cliente apenas imaginou, mas não tinha a mínima ideia de como poderia ser realizado, e os olhos da pessoa brilham de emoção e de surpresa, é maravilhoso”

É preciso transmitir a garantia de credibilidade e certeza de que o seu sonho será realizado. Na buscar por orçamentos viáveis, detalhando cronogramas e apresentando produtos e serviços específicos ao gosto do cliente, o cerimonialista pode executar plenamente o evento desejado.

Norma assegura que através do conhecimento e do contato com os variados e melhores profissionais no mercado, o assessor de eventos pode organizar e preparar a data escolhida pelo cliente para que o mesmo a desfrute com tranquilidade, deixando os imprevistos ou preocupações com o profissional encarregado.

Trata-se do olhar do cerimonialista, amadurecido para evitar, prever e resolver quaisquer eventualidades, de forma sutil e discreta, que Norma define como uma característica de águia, ave de grande acuidade visual.

“O assessor de imprensa precisa dominar todo o espaço, visualizar todos os convidados, ter total conhecimento e domínio do que acontece durante o evento. Durante a organização e planejamento, algumas dessas vertentes são mais perceptíveis e precisamos ter maturidade, segurança e muito conhecimento para administrar tudo isso em um momento que é de pura emoção e nervos à flor da pele”.

Sobre casamentos

Especialista na organização de casamentos, Norma tem verdadeira paixão por esse tradicional evento que celebra o amor. Ao assessorar um casal de noivos, torna-se sua companheira, amiga para todas as horas, no esclarecimento de dúvidas ou sugestão de ideias.

“Deixo claro para eles que eles são as únicas pessoas que tem importância, que merecem importância, que tem toda a minha atenção nesse grande dia. Eu passo a ser uma mãezona onde eles encontram todo o apoio, atenção, aquele ombro amigo sempre atento aos mínimos detalhes que eles possam desejar. No grande dia, me torna a fada protetora deles”

Todo o cronograma de planejamento é seguido fielmente pela profissional, como a definição do orçamento, seleção de fornecedores e produtos, consultoria sobre decoração, trilha sonora, entre outros elementos. Norma procura se especializar no ramo para estar sempre atualizada. Tanto que participa anualmente de diferentes cursos e seminários locais como nacionais, além de alimentar conteúdos especificos para noivos em suas páginas nas redes sociais.

Uma delas é o blog da cerimonialista, atualizando constantemente com novidades, ideias e exemplos de criatividade para as noivinhas. Norma procura mostrar às suas leitoras “um mundo de coisas possíveis, registrando minhas atividades, imagens de casamentos reais. Além disso, dentro das características de profissional training, sempre acrescento orientações comportamentais, regrinhas de etiqueta e boas maneiras”, enfatiza.

Poder dos sonhos

Advogada, cerimonialista, instrutora, personal training. Norma exerce inúmeras atividades e funções, todas focadas para a área de cerimonial, em um trabalho conjunto e produtivo. Presidente e criadora do Instituto Brasileiro de Cerimonialistas (IBC), atua com o objetivo de avaliar e trabalhar a capacitação de profissionais do segmento. “Nossa meta é a criação de um selo de qualidade para os fornecedores”, afirma.

As noivas e demais interessados na área de organização de eventos podem também aguardar um conteúdo ainda mais unificado e aprofundado. Norma Marques está trabalhando na publicação de um livro de sua autoria, intitulado Sem Cerimônia, com foco no segmento. Além disso, o ano de 2015 traz um lançamento mercado de casamentos. Junto com parceiros, a cerimonialista trabalha no projeto Sonho de Noivas - Wedding Dreams, um evento planejado para levar novidades às noivinhas capixabas.

“O casamento é o máximo da celebração na vida de um casal. É a coroação da relação, onde duas pessoas e duas famílias se unem para planejar um projeto de vida”, opina Norma, que não esconde esta paixão pelo mundo dos eventos, dos casamentos e da arte e cultura. Uma mescla de características e atribuições.
Realizar o sonho do outro acreditando no poder de seu próprio sonho. Norma Marques trabalha com amor pelo que faz, acreditando nos positivos resultados, na magia dos momentos propiciados pela sua profissão. Planejar um evento, para a cerimonialista, é registrar uma história, uma passagem na memória que não se esquece, mas se alimenta com doces e saudosas lembranças. É sonhar o sonho vivido.

“Construí minha vida assim, muito determinada, positiva, alto astral e sempre com uma palavra de apoio, de construção, uma motivação que possa dar motivos às pessoas para mudar o que não vai bem nas suas vidas. Sou muito prática e objetiva, mas ao mesmo tempo, mantenho a cabeça repleta de sonhos coloridos. Isso tem o poder de mudar o mundo”, conclui.



Acompanhe o trabalho da cerimonialista Norma Marques
Site:       www.normamarques.blogspot.com

Facebook:
/normamarquesadvcerimonialista
/Blogueiras-Casamenteiras-Capixabas
/normamarquescerimonialista

Instituto Brasileiro de Cerimonialistas (IBC)
Facebook: /IbcInstitutoDeCerimonialistas

 Dia 29 de outubro dia da Cerimonialista!! Parabéns a todas e todos que trabalham nesta área!

Texto Ana Luiza Calmon
Colaboração Dayse Resende


Comente com o Facebook: