Rosane Dias: movida pelo poder de criar


A imaginação é capaz de nos levar a outro universo, com cenários e personagens únicos, subjetivos. Através da criatividade, nos reinventamos e criamos, somos apresentados a novas sensações. No período da infância, a mente é o portal do aprendizado, do encontro com nossa personalidade.
Rosane Dias era uma criança criativa e habilidosa com invenções. Gostava de brincadeiras diferentes, onde utilizava a imaginação como ferramenta para seus desenhos e colagens. “Construía brinquedos com tudo que eu encontrava pela frente. Adorava ganhar canetinhas e lápis de cor de presente e decorava as folhas dos cadernos com muitos desenhos”.

Aos 11 anos, aprendeu no curso de corte e costura a criar e produzir suas próprias roupas, além de paineis para festas de aniversário. Desenhar, cortar e montar são verbos que faziam parte de sua produção para cenários alegres e detalhados, encomendados com antecedência para a “mini” artista infantil. “Mas era tudo uma grande brincadeira, era a minha diversão”, garante Rosane.

A grande brincadeira, no entanto, tornou-se mais séria, ainda movida pela capacidade criativa e imaginativa desta jovem. Rosane, que havia escolhido arquitetura como profissão, se enveredou pelo caminho das artes em uma ingênua visita à escola de Belas Artes da universidade. Ao conhecer este espaço, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma escultura chamou muito a atenção da estudante.

“Fiquei curiosa e entrei. Para a minha surpresa, por cada sala que eu passava, havia um ateliê de desenho, de pintura, pessoas produzindo, exposições. Me apaixonei! Foi nesse momento que eu decidi que era ali que eu queria estudar. E dentro deste novo universo da faculdade me encantei pela linguagem da pintura”, conta.

Essência das obras

Rosane Dias é mineira e artista plástica, formada pela UFMG. Especialista em pintura e gravura, ilustradora. Em sua trajetória já ilustrou várias publicações infantis, participou de grande mostras de arte, seu trabalho plástico habita o universo feminino e inventivo.

As diversas linguagens da arte e suas possibilidades interessam a Rosane. Por meio dos processos e procedimentos com uso de materiais diversos, como imagens virtuais, recortes, estamparia, a artista encontra seu universo poético. Rosane destaca que ser uma artista plástica vai além da formação acadêmica. Envolve em cursos livres, festivais de arte, viagens e a necessidade de transpor suas ideias e reflexões para outros grupos e realizar novas trocas. Transmitir e receber novas inspirações.

“No meu processo criativo, arte e vida estão sempre relacionadas. Dessa forma, a vida cotidiana e as vivências são transformadas em novas cenas, servem de referência aos trabalhos atuais e são armazenadas em cadernos de ideias para futuros trabalhos. São produto de um pensamento critico sobre todas as coisas ao meu redor e expressam o meu olhar e as novas possibilidades que posso experimentar, principalmente através da pintura”

Movida pela sede do fazer e experimentar, Rosane inicia seu processo de criação, de pintura. A fauna e flora brasileira, os jardins de burle Max, de Monet e outros servem de representação para universos de sues trabalhos, figuras ou retratos que ora se diluem, ora se estilizam durante o processo de construção da obra, restando apenas os seus símbolos.

“São fragmentos de elementos e planos que se misturam e criam uma nova cena. Essa fragmentação permite que o publico experimente um exercício do olhar, da memória e sensações muito particulares”

Encantada pelo “poder fantástico da cor de despertar sensações”, Dias se utiliza das variadas paletas e cores em suas obras. A artista destaca ainda a possibilidade de se brincar com as infinitas matrizes, explorando suas intensidades cromáticas e provocando a imaginação e as memórias do espectador. No entanto, Rosane busca também estabelecer harmonia e ritmo em suas obras, atendendo à sensibilidade do nosso olhar.

Novos trabalhos


Entre no site pra conhecer melhor a nova produção de Rosane Dias, a série Paraísos Artificiais, em cartaz a partir do dia 15 de outubro, no Escritório de Arte Dayse Resende.

#rosanedias #Escritoriodeartedayseresende #Dayseresende #artevida #art # painting

Comente com o Facebook: