Trabalhos da artista plástica Sandra Resende

Sandra Resende Fortes nasceu em Barbacena- MG. Artista plástica e designer têxtil, vive e trabalha no ES desde a década de 80. Sua formação baseia-se no design de estamparia, cursos livres tais como Procedência e Propriedade com Charles Watson e em festivais de arte: Ouro Preto, Diamantina, Nova Almeida e Dynamic Encounters International Art Workshops.

Participou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil.(Galeria Homero Massena, Centro cultural UFMG, Galeria de arte pesquisa).

A pintura desta artista experiente e diversificada é pautada no desenho e na gestualidade e para alcançar seus objetivos ela utiliza desde as texturas formadas pelo acúmulo das camadas de tinta, passando pelo giz pastel, o grafite e o giz de cera, à aquarela translúcida que se mescla com o prata, o dourado, formando zinabre em pontos essenciais da obra.

Sandra trabalha a materialidade da obra, explora a luminosidade da cor, as manchas e suas reentrâncias oscilando entre a leveza e o seu oposto. A erosão, desgaste inevitável, provocada pelo tempo mostra o seu poder na obra de Sandra. Observamos no percurso criativo desta artista um refinamento, como se obra, anciã, falasse ao mundo sobre o que viu e aprendeu durante a vida.

As questões e questionamentos da poética de Sandra Resende Fortes estão para além da técnica e das escolas, ela busca o universal da linguagem, seu lugar é o não-lugar e o seu tempo é fora do tempo, Sandra busca o Eterno, e esse é o segredo da sua contemporaneidade.


Durante sua carreira a artista realizou variadas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior e sua obra transita desde o acadêmico/ figurativo e o contemporâneo. Em seu ateliê Sandra executa diversos trabalhos tais como murais, quadros, gravuras e ilustrações. Ela também cria objetos, desenhos e pinta arte sacra.

Texto: Renata Bomfim





















Comente com o Facebook: