É hora de renovar a pintura da casa para o fim de ano


Projeto de Pé direito Duplo
Mude as cores e deixe os ambientes preparados para as festas de fim de ano.

projeto de Heliomar Venâncio e Adriano Segatino
Projeto de Maria Carmo Dezan
No fim de ano a história se repete, com as pessoas buscando renovar os ambientes e preparar a casa para as festas e para o Ano Novo. Para mudar o clima e  acertar na cor que renovará seu ambiente, escolha com mais ousadia, esse é o momento ideal e assim, você poderá mudar o ambiente com a simples troca da cor das paredes, seja de um pequeno espaço, seja de todo um ambiente.

Com tanta opção, surge a dúvida: qual cor usar? De acordo com o diretor executivo da Argalit, Raphael Cassaro Machado, para a escolha correta é importante identificar o uso do ambiente, se sala de estar, jantar, cozinha, quarto, por exemplo, e harmonizar as cores das paredes com os móveis e demais objetos de decoração, aliando o gosto de quem usa o espaço.

Além disso, para facilitar o processo de pinturas rápidas e práticas, atualmente há no mercado uma infinidade de produtos, como tintas à base d’água, com baixo odor e secagem rápida. “Hoje as indústrias investem em alternativas práticas e sustentáveis. O objetivo é facilitar o uso dos consumidores, como o Esmalte Base Água, que não possui solventes, não exala cheiro forte e dispensa o uso de aguarrás. Em apenas vinte minutos a tinta está seca para o toque, sendo indicado para a aplicação em superfícies externas e internas em metal, madeira e alvenaria”, ressalta Raphael Cassaro.

Outra opção oferecida pela indústria de tintas capixaba está a linha Elit Super Premium, que proporciona rendimento para 380 metros quadrados, além de ser superlavável e com 90% menos respingamento. “Com acabamento fosco, o galão de 18 litros rende até 380 m² de pintura e o cheiro é eliminado três horas após a aplicação”, explica Cassaro.

Dicas gerais para a escolha da cor ideal para o ambiente:

Espaço Projetado por Renato Perini e Ana Paula Broto.
Segundo o arquiteto Renato Perini,  é sempre interessante escolher um canto da sala ou do quarto, e aplicar uma cor vibrante que se destaque do entorno de cores mais amenas. Neste canto de sala, por exemplo, a cor laranja da poltrona valorizou todo o ambiente revestido em um tom "café-com-leite". Toques pontuais de ousadia podem assegurar uma personalidade ao espaço. "Devemos perder o medo de ousar."

"Neste ambiente, optamos por usar um tom "café com leite" (tinta Elit Premium da Argalit) nas paredes buscando dar mais visibilidade às peças das poltronas em cores mais ousadas como o azul e o laranja".


Este é o momento de mudar as cores e deixar os ambientes renovados para 2015.


Cor ousada e chic - Tonalidades de Azuis e verdes. Projetp de Gerson Lima

Dicas generalista para a escolha da cor ideal para o ambiente:

  Os tons pastéis e neutros – branco bege e as variações de cinza e marrom trazem elegância e dão a sensação de ampliar o ambiente. São cores para quem não quer ousar muito e prefere que o colorido fique nos detalhes da decoração.

As cores frias, como o lilás e as tonalidades de azul, têm o poder de deixar o ambiente mais tranquilo. São ideais para os quartos.

As cores quentes, a exemplo do vermelho e laranja, tornam o ambiente acolhedor e aquecido. São indicados para locais de encontros, como salas e cozinhas, mas em pequenas doses, como em uma parede.
As tonalidades vibrantes, como o amarelo, o laranja e o verde limão combinam com o clima tropical e dão um toque descontraído, mesmo em ambientes de maior seriedade.



_

Foto: Mostra de decoração Morar Mais Vitória 2014, Mostra Bangô e Dos próprios arquitetos citados para divulgarem seu trabalho.


Obras de Arte do Escritório Dayse Resende


Comente com o Facebook: