Colour Futures 2015 define a diversidade como tendência mundial

Colour Futures 2015 define a diversidade como tendência mundial

As cores possuem uma influência muito forte sobre as emoções humanas. Elas são responsáveis por estimular de várias maneiras nossos sentimentos e são diretamente ligadas ao nosso bem-estar. O cérebro, por exemplo, assimila primeiro a cor antes mesmo de identificar a forma, textura do objeto.

Naturalmente, paletas de cores são intrínsecas na composição de ambientes, projetos arquitetônicos ou criação de padronagens de tecidos, quadros e objetos decorativos.

Durante nosso processo de criação, ser criativo nos motiva a olhar e fazer diferente; a estudar mais, pensar e refletir sobre uma determinada cor ou um conjunto de cores e sugestões até que tenhamos uma nova idéia ou caminho a seguir - é o momento no processo em que procuramos ter pensamentos imaginativos, insanos, mirabolantes ou lúdicos, que podem ser surpreendentes se colocado em prática.

Acontece que quando trabalhamos com as cores para compor um trabalho, seja com design de interiores, arquitetura, artes visuais ou plástica, design, ilustração, publicidade, precisamos estar conscientes de que esse trabalho visual irá lidar com estímulos imediatos da mente do observador.

Tendência mundial

Em nossa formação, estudamos e assimilamos que todas as cores possuem uma interpretação, sensações e sentimentos associados. A comunicação com o observador depende da sua cultura, mas algumas cores têm um senso comum, uma reação prevista e igualitária.

Mas como saber quais cores se relacionam melhor com determinados comportamento, ambiente, trabalho, pessoa?

Para definir as mensagens e estímulos definidos e enviados por cada cor, o Global Aesthetic Center (Centro de Estética Global) da AkzoNobel convida anualmente um respeitado grupo de especialistas em design e cores para discutir as características sociais, econômicas e de design emergentes no mundo todo.

A pesquisa resulta no Colour Futures, um catálogo que reúne as tendências e as tonalidades de cores do ano, criadas pelos profissionais peritos no assunto. O lançamento da edição de 2015 no estado do Espírito Santo, ocorreu na última sexta-feira (05), no MS Buffet.

A convite da Politintas, que promoveu o evento em parceria com a Tintas Coral, o Escritório de Arte Dayse Resende participou deste encontro que reuniu mais de 150 profissionais do estado, entre arquitetos, decoradores e designers de interiores. Como representante do Escritório, pude conhecer a cor do ano de 2015, assim como a paleta oficial, que irão influenciar os quatro cantos do mundo e, claramente, os espaços, o jeito de morar dos brasileiros.

O catálogo

Entre as influências cromáticas e tendências sociais, o catálogo propõe que este conjunto se reúne em uma influência dominante: aquele algo a mais em nosso cotidiano.

Através da exploração de espaços subutilizados, encontramos novas maneiras de ver o mundo se relacionar com o meio ambiente ali exposto. São novas formas de adicionar cor à nossa vida, numa relação com a sustentabilidade e nosso estado de espírito. E o estudo é categórico na definição deste pensamento coletivo mundial: “uma celebração das diferenças e a sabedoria que é encontrada em histórias individuais e singulares. A magia de todo dia em nosso cotidiano”.

Para o ano de 2015, a cor que representa esta magia - ou encantamento - é o Laranja Acobreado. Lançado no evento pela arquiteta Ana Luiza de Vasconcellos, o matiz é batizado de “Sombra de Cedro”, uma cor calorosa enquanto atitude, que representa a paleta natural da terra e as tonalidades de pele que ecoam a interatividade entre os seres humanos.

A paleta 2015 reúne uma pesquisa de 65 cores, que inspiram outras grandes tendências identificadas pelo estudo global: “A natureza é grande, eu sou pequeno”; “Camadas mais camadas”; “Espaços ignorados”; “Ele e ela” e “Intercâmbio entre amigos”.





















PALETA


Caminho da transformação

O homem, em sua condição de ser humano, inevitavelmente cria e carrega em si a latência do criativo. Esse potencial justifica toda a nossa gama de objetos, artefatos, conhecimentos, modos de ser, pensar e agir. Através de processos de ordenação, configuração e significação, sua faculdade criativa é sempre colocada em atividade.

Estar atento às pequenas mudanças, direcionamentos e a cantos antes esquecidos é um mecanismo de grande importância para encontrar novos caminhos, ideias ou tendências. E uma maneira de saber e conhecer mais é desfrutando do catálogo Colour Futures 2015 e deste lançamento promovido pela Politintas.

Foi um evento que fez a diferença para o mundo da decoração e arquitetura, pois apresenta conteúdo relevante para os profissionais da área, além de promover a interação e o crescimento profissional.

Fica a dica para aqueles que desejam participar do próximo Colour Future, é preciso enviar os dados para a Politintas e torcer por uma vaga.

O catálogo de 2015 já está disponível para consulta online, ou nas lojas Politintas com um conteúdo informativo sobre cada tendência e cores encontradas para este ano que agora começa. Se há uma mensagem difundida neste catálogo, assim como no encontro presenciado pelo Escritório, é a beleza em ser diferente.

Vá à luta e mostre o quanto seu projeto pode ser diferente!
Use e abuse das cores em seus projetos.

Colour Futures 2015

www.colourfutures.com


Fotos: Divulgação e Lucimar Venturim

Comente com o Facebook: