Mercado de arte mineiro em destaque

Primeira edição da ArtBh busca valorizar Minas Gerais no polo artístico internacional


Armando Queiroz da Galeria Orlando Lemos
A arte mineira estará mais próxima do público e do mercado de arte a partir desse sábado. Belo Horizonte terá a sua primeira edição da ArtBh, feira de arte moderna e contemporânea que ocorrerá no Minascentro dos dias 23 a 26 de maio.

Primeiro evento do setor na cidade, a ArtBh é promovida pela Stand Marketing Cultural, e tem o objetivo de inserir Minas Gerais no circuito comercial e artístico nacional e internacional.
Pensada para galeristas, artistas, colecionadores, gestores e curadores de espaços culturais, além do cidadão comum, a feira apresentará ao visitante 15 galerias e mais de 300 artistas brasileiros. Ela será uma oportunidade para estabelecer diálogos e relações com a arte moderna e contemporânea, aproximando, principalmente, vendedores e compradores.

Diálogos com o artista

Na proposta da ARTBH, galerias aproximarão o visitante de seus artistas representados. Com o Projeto Solo, cada expositor vai destacar, em espaço individual e especial, um artista com o qual trabalha suas obras.

Entre os participantes, destaque para a Quadrum, com os trabalhos da Amélia Toledo; Galeria Orlando Lemos, com o artista Armando Queiroz; para a Galeria Celma Alvim, destacando as criações de Marcos Coelho Benjamim.

Em paralelo, a galeria de arte Celma Albuquerque introduzirá um artista representado por dia no espaço do Projeto Solo. Fundada em 1988 pela colecionadora homônima, é comandada há 16 anos por seus filhos, Flávia e Lúcio Albuquerque. A galeria possui reconhecimento internacional através de suas exposições e artistas apresentados, trabalhando de forma exclusiva com arte contemporânea em um amplo espaço localizado na capital mineira.

Destaque mundial

 Damien Hirst da Galeria Dotart
Além da beleza do próprio nome, Belo Horizonte já é conhecida por sua diversificada produção artística. Enriquecê-la e destacá-la como polo cultural nacional e internacional é um objetivo da ArtBh – apresentar ao mundo novos criadores além desse horizonte. 

Ao visitar a feira, profissionais poderão se aproximar das galerias em exposição e dos artistas representados, resultando em um maior alcance e expansão do mercado de arte mineiro. Entre os expositores, está a Quadrum Galeria. Atuante no mercado nacional há 18 anos, possui trabalhos de 31 artistas e de 45 em acervo. 



Gabriela Albergaria da Galeria Quadrum 
Proprietários da Quadrum, Goodson Caldas e Adelso Macedo enxergam esta primeira edição como mais uma ação positiva para a valorização do cenário local. “Nosso estado está se empenhando em criar museus e centros culturais. Portanto, a feira será mais um grande passo no sentido cultural”, afirmam.

No estande da Quadrum, serão exibidas obras de Anna Bella Geiger, Amélia Toledo, Amilcar de Castro, Gustavo Lacerda, além da portuguesa Gabriela Albergaria, cujos trabalhos estão em exposição na galeria até o dia 12 de junho.

Expansão

A ArtBh poderá agregar e expandir o público do mercado de arte. Segundo a empresa organizadora, a expectativa é alcançar um número de cinco mil pessoas. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Galerias de Arte Contemporânea, Belo Horizonte possui uma fatia de 6% do mercado consumidor brasileiro - contra 60% de São Paulo e 17% no Rio de Janeiro (dados de 2011).

Se a expectativa for alcançada ou superada, a porcentagem de participação e influência da capital mineira poderá influenciar positivamente no mercado de arte local e global. Assim esperam os galeristas expostos, os artistas representados e o público apreciador de arte.

Galerias Participantes
Beatriz Abi Ackel
Dotart Galeria
Celma Alvim
Celma Albuquerque
Colecionador (RJ)
Gabinete de Arte k2o (DF)
Hilda Araújo (SP)
Lemos de Sá
Manoel Macedo
Murilo de Castro
Orlando Lemos
Proarte (SP)
Quadrum
Sérgio Gonçalves (RJ)
Toulouse (RJ)

ArtBh
23 a 26 de maio
Minascentro 
Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte 
Informações: (31) 3593-8006
Sábado, segunda e terça-feira, das 14 às 22 horas
Domingo, das 13 às 20 horas
Entrada franca


Comente com o Facebook: