Arquiteta e designer iniciam nova fase profissional em Vitória

Diretamente de Muqui, no sul do Espírito Santo, as irmãs Lorenna e Letícia Borges estreiam sua participação na Morar Mais por Menos Vitória, nessa edição de 2015.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Redentor, no Rio de Janeiro, Lorenna, 25 anos, é responsável pela realização de diferentes projetos residenciais, comerciais e institucionais em Muqui, a exemplo da reforma de uma fachada da Igreja local e a implantação de bicicletários.
Junto com a irmã, Letícia, hoje com 23 anos, iniciou sua graduação de ensino superior no estado vizinho. Já formada como técnica em Mineração, com ênfase em Rochas Ornamentais, pelo Cefetes (atual Ifes), a jovem escolheu o curso de Nutrição.

Com apenas dois anos de faculdade, a área de atuação da irmã atraiu os olhos de Letícia, que decidiu trancar a graduação e começar uma nova jornada de estudos, no curso de Designer de Interiores. Formanda pela Faculdade Faesa em 2014, Letícia agora trabalha em parceria com Lorenna em Muqui, destacando uma dupla dinâmica e criativa, que se complementa.

Estreia na Morar Mais

Com o apoio da mãe, professora, e do pai, açougueiro, as irmãs sempre foram incentivadas a estudar e trabalhar. Enquanto estudantes, Lorenna e Letícia, participaram de projetos e parcerias – criando, assim, um vasto portfólio, além do vínculo com profissionais e clientes da área.
Letícia, por exemplo, foi estagiária do Escritório de Arte Dayse Resende, atuando nas demandas e serviços da galeria e espaço cultural. A jovem lembra do aprendizado e da experiência adquiridos nesse período. Letícia participou de mostras, exposições, encontros artísticos, além de ter contato direto com arquitetos, artistas e decoradores atuantes na capital.

O ano de 2015 será o ano de estreia da dupla familiar no mercado de design e decoração da capital. Lorenna Borges foi sorteada para participar da Morar Mais por Menos Vitória, durante o café da manhã de lançamento da edição local.

“O projeto é desafiador e de grande aprendizado. Mesmo tendo realizado trabalhos no interior, esse será nosso primeiro trabalho executado na capital, e esperamos que esse seja o caminho para abertura de novas oportunidades locais”, objetiva Lorenna.

A arquiteta foi contemplada com a elaboração de um projeto para o ambiente Banheiros Públicos. Pensado juntamente com Letícia Borges, o espaço com área de 27,22m² carrega uma proposta de relação com a cidade.

Seguindo a abordagem central da mostra, sustentabilidade, ao visitar os banheiros masculino e feminino, além do hall de circulação, o público poderá se identificar com a história dos objetos e mobiliário utilizados no espaço. O ato de reaproveitar um móvel, por exemplo, pode conferir uma nova utilidade ao mesmo em seu cômodo ou residência.

Lorenna e Letícia reformaram uma cadeira encontrada no lixo, construíram luminárias através de saboneteiras giratórias e transformaram uma bicicleta em apoio para bancada.

“Optamos também por revestir somente parte de uma parede do banheiro feminino, usando no restante tinta epóxi e papel contact. No masculino, foi feito um aproveitamento dos azulejos existentes criando um grafismo a partir da retirada de parte do revestimento”, complementa a decoradora.

O projeto Banheiros Públicos integra a Morar Mais por Menos Vitória, e poderá ser conferido pelo público a partir do dia 22 de julho. Com esta estreia, Lorenna e Letícia Borges objetivam um contato ainda maior e direto com o mercado de design e decoração da capital.


Assim como em Muqui, suas idéias e projetos irão abranger as diferentes regiões, ambientes e público de Vitória. Essa dupla de irmãs, que inicia agora uma carreira profissional de arquiteta e designer, oferece e busca compreender as relações com a cidade e com o cliente.

Texto Dayse Resende e Ana Luiza Calmon
Maiores info:

Contato com as profissionais: lborges.arq@gmail.com











Fotos: Fornecidas pelas profissionais -
Foto da dupla oficias:  Wevrson Rocio

Comente com o Facebook: