CONFIRA O MAKING OF DA EXPOSIÇÃO "Nova Riqueza", Individual de Sandra Resende, no Memorial da Paz, EM VITÓRIA, ESPIRITO SANTO, BRASIL

Sandra Resende 
A produção artística de Sandra Resende  pode ser entendida como algo plural. Ela navega em várias técnicas como o desenho, a pintura, a fotografia, o design, a instalação, o objeto todas linguagens da artes plásticas ou visuais.

No entanto, o assunto tratado em seu fazer está sempre relacionado a natureza, são múltiplas proposições, e os motivos que movem  o seu fazer criativo, no entanto poderemos perceber em sua trajetória que a força e a beleza dos animais e da natureza exercer uma contante em seu projeto poético.

Segundo Renata Bomfim, "Sandra Resende é uma artista contemporânea que não se fixa e nem se permite enrijecer" 

Michaela Blanc
Já para curadora da exposição Nova Riqueza, Michaela Blanc, o trabalho de Sandra Resende é a fatura de uma imersão. A imersão que a própria artista faz e nos convida a mergulhar junto com ela. Seu repertório caracteriza a sensibilidade poética na qual se utiliza de um abstracionismo gestual explorador da espacialidade, aventurando-se por telas de maior dimensão, suas preferidas, pesquisando a cor e texturas. 

Com estreia no dia 03 de setembro, a partir das 19h, no Memorial da Paz, Praça do Papa, a série Nova Riqueza, da artista plástica Sandra Resende, apresenta obras inspiradas no poder de transformação temporal da paisagem dos garimpos brasileiros. São 29 telas de médio e grande formato, que sugerem, de forma abstrata, o ciclo de reutilização desses lugares.















A artista apresenta ao espectador uma visão poética acerca do acordo, invisível, firmado entre a força humana e a força da natureza numa região de Garimpo.

As pinturas de Sandra Resende nos deslocam. E não seria esse um dos alicerces da Arte, nos transportar a outro lugar?

A exposição Nova Riqueza será aberta nesta quinta (3) no Memorial da Paz, com curadoria de Michaela Blanc e projeto expográfico de Geraldo Lino, mediação em Arte e projeto Educativo de Rose Taquetti Peixoto Aguiar, Assessoria de Imprensa exposição: Ana Luiza Calmon e realização do Escritório de Arte Dayse Resende

Será distribuído material para professores:

O grupo muito eclético receberá os  visitantes: Elizabeth Naeme, Designer de Interiores, José Martins Claret, Artista e Maria Del Carmen Barlejou, interprete trilíngue.

Projeto Gráfico e Identidade Visual da exposição: Lia Britto

Projeto Expografico: Geraldo Lino Arquitetura e Interiores

Montagem: Lourisvaldo Alves e Eduardo Santos

Transporte: Milton Rodrigues Machado

Realização e Produção: Dayse Egg de Resende e coletivo Engenho de Dentro

Conheça um pouco mais sobre a equipe
A curadora
Historiadora da arte, pesquisadora em artes visuais e curadora independente. Desde 2009 frequenta cursos livres nas áreas de teoria da arte, curadoria e processo criativo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Entre outras atividades, participou do núcleo de Arte e Educação da Fundação Casa França Brasil, do Centro de Pesquisa e Documentação do MAM-RJ, assistência de projetos na Galeria Coleção de Arte e assistência curatorial no Museu de Arte do Rio. Seu campo de investigação envolve a mistura de suportes nas práticas artísticas e está numa constante busca por encontros e diálogos poéticos que evidenciem o elo entre a arte e a vida.

A Artista
Artista plástica e designer têxtil, Sandra Resende vive e trabalha no ES desde a década de 80. Pintora e desenhista por paixão, artista experimental por natureza, preocupada com a contextualização poética de suas obras, frequenta constantemente cursos e seminários de arte contemporânea, além das viagens culturais.

A artista utiliza diferentes linguagens artísticas para executar suas obras, introduzindo elementos como a pintura, o desenho, colagens, gravuras e ilustrações. Suas obras dialogam entre o lugar (paisagem) e a história ou conceitos que despertam uma relação de pertencimento aquele ambiente retratado.

Sandra executa também um trabalho diferenciado em arte sacra ou litúrgica, realizando murais e painéis para espaços celebrativos, com foco na arte sacra contemporânea, em qualquer região do Brasil. O Espírito Santo possui um acervo de suas obras sacras presentes em mais de 30 igrejas, a exemplo do grande mural no campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Serra, ES e outros no interior do Estado.

Proprietária do Atelier Sandra Resende, localizado em Jardim Camburi, a artista trabalha e pesquisa sobre a produção das artes visuais. O espaço é aberto a visitação com agendamento e funciona como um ambiente transdisciplinar e colaborativo nas várias plataformas de criação.

Vivência e Mediação Professores

Rose Taquetti Peixoto Aguiar - Vivências, Arteterapeuta especialista em psicossomática e clínica, Educadora.

Renata Bomfim, Arteterapeuta especialista em psicossomática, Artista plástica, mestre e Dra. em Letras pela UFES, Escritora membro da AFESL e do IHGES.

Geraldo Lino, Arquiteto, responsável pelo projeto expográfico da exposição Nova Riqueza


Convite
Nova Riqueza – Sandra Resende
Memorial da Paz – Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória, ES
Abertura: 03 às 19h

Visitação:
04 a 30 de setembro
Terça à sexta-feira, das 09h às 17h.
Sábados e domingos, das 12h às 16h ou com hora marcada

Agendamento: escritoriodearte.dayseresende@gmail.com
Entrada gratuita              Contato   (27) 3132.5295 / 99985.1300 / 99962.2130

Apoio
PMV, Escritório de Arte Dayse Resende e Lia Britto Comunicação.




Comente com o Facebook: