Atelier Sandra Resende

 Atelier Sandra Resende

Situado no bairro Jardim Camburi, Vitória, o Atelier representa duas artistas plásticas: a homônima Sandra Resende e a pintora naif, Joana Dárc Fortes. Irmãs naturais de Barbacena, Minas Gerais, Sandra e Joana residem no Espírito Santo há mais de 30 anos.

Proprietária do atelier, Sandra trabalha diariamente com arte. Pintora e desenhista por paixão, artista experimental por natureza, Sandra trabalha obras de arte abstratas, que têm como fio condutor a poética do lugar. Seu trabalho é pautado no desenho e na gestualidade, utilizando, para se expressar, elementos como texturas formadas pelo acúmulo das camadas de tinta, grafite ou giz de cera.

Em busca da universalidade da linguagem, a artista vai além do fator técnico, evidenciando elementos atemporais, eternos e contemporâneos.

Os trabalhos atuais da série Nova Riqueza

Adicionar legenda
Sandra Resende apresenta série de pinturas abstratas pautadas em suas pesquisas acerca da transformação de jazidas minerais do Brasil

Ao pesquisar sobre os modos de atuação dos principais garimpos brasileiros na contemporaneidade, Sandra se surpreendeu com a capacidade de renovação da natureza e de reestruturação do homem. A artista criou uma série de obras inspirada na memória e na transformação temporal desta paisagem. Intitulada Nova Riqueza, a série apresenta trabalhos que sugerem, de forma abstrata, esse ciclo de degradação e reutilização. Segundo a artista a trajetória que despertou seu olhar foi:

 “A movimentação das águas e das terras, o embate, o tempo, trouxeram para o meu trabalho uma fala que se junta numa demonstração de força e de poder de se reestruturar. Esse novo sentido conferido aos sítios de mineração, afirma que há lugar para esse novo olhar, seja ele pela força da própria natureza, dessas intempéries, ou pela ação do homem de revitalizar esse lugar”

A história dos garimpos brasileiros retrata a incansável busca pelo ouro, então símbolo de um bem durável que pudesse oferecer estabilidade caso encontrado, são as ferramentas que Sandra Resende encontrou pra tratar dos assuntos da sua Pintura. A intensa atividade de exploração mineral e a drástica degradação do solo resultaram em lugares “vazios”. Porém, anos depois, estes sítios foram transformados em paisagens revitalizadas e reutilizadas para novas atividades. Nova Riqueza, assim como os atuais trabalhos de mineração, vem propor um ciclo gerido pela sustentabilidade do homem nesse espaço, com a intenção de ressensibilizar aquela paisagem destruída.


“No meu trabalho, utilizo pigmentos e minerais que agrupam-se ou reagrupam-se misturando-se a outros materiais, matérias-primas do meu trabalho. Esse aglutinamento ou afastamento forma novos grupos ou ilhas, novas paisagens. É uma busca constante em busca de direções possíveis, assim como nas áreas de garimpo que hoje trabalham a transformação do lugar”, completa.

Detalhe do Mural do Convento da Penha
Além de objetos e desenhos, Sandra executa obras de arte sacra, que transitam entre o acadêmico/figurativo e o contemporâneo. A artista possui um acervo de obras sacras presentes em mais de 30 igrejas no Espírito Santo, a exemplo do campinho no Convento da Penha, em Vila Velha, e da Capela do Santíssimo de Coqueiral de Aracruz, inserida em uma comunidade indígena do município.

 Joana Dárc Forte Pintura Naif Circuito ArtES

Além das obras em exibição, o Atelier Sandra Resende preparou uma série de encontros artísticos para o mês. Toda a programação é aberta ao público.



Confira abaixo. Atendimento ao público de15 de outubro a 15 de novembro
Aberto de 12hs às 17hs, de quarta a domingo durante o período do Circuito Artes.

Atividades programadas
Dia 17/10 as 16:00
Encontros com a Arte
Café da Tarde com Sandra Resende e Joana Dárc Fortes

Dia 31/10 - 16h00
Encontro com a artista Joana Dárc Fortes- Arte Naif
Arte Sacra Contemporânea  "A pintura mural de arte Sacra no ES pelo olhar de Sandra Resende"

Obs.: Vagas limitadas - inscrição através do Whats App - (027) 999851300
 sandraresendeartistaplastica@gmail.com
Instagram: Sandra Resende Artista
www.dayseresende.com


Comente com o Facebook: