"Guache e papel" no Centro Médico Shopping Vitória

Em sua primeira exposição individual no Espírito Santo, o artista capixaba Gustavo Alves apresenta a mostra “Guache e papel”, que faz parte do “Projeto Cultural – Artistas Capixabas Centro Médico Shopping Vitória”.

Gustavo expõe 14 pinturas em guache sobre papel que priorizam os elementos básicos do desenho e da pintura: a figura humana, o preto e as cores primárias amarelo, azul e vermelho, e a economia de linhas e manchas para tornar o branco do papel também um elemento da obra. “Essa redução de elementos leva à procura de soluções diferentes: se há algo que a História da Arte demonstra, é que regras e a conversa com as tradições podem ser os melhores estímulos à criatividade, e é o que espero conseguir”, explica o artista.

Nascido em Colatina e morando há 20 anos no Rio de Janeiro, Gustavo foi criado em Vitória, onde começou sua carreira de jornalista. Teve passagens pelos jornais "A Gazeta", "Estado de S. Paulo", "O Globo" e "Folha de S. Paulo". Foi o jornalismo que o levou às artes visuais: incentivado por uma ilustradora de um dos jornais em que trabalhava, quando viu os desenhos que ele fazia a partir de fotos de jornal ou de colegas da redação, ele começou a frequentar a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Jardim Botânico, a partir de 2000.

No Parque Lage, Gustavo estudou inicialmente com João Magalhães, pintor, cenógrafo, professor e um dos participantes da mostra "Onde Está Você, Geração 80?", que revelou artistas como Beatriz Milhazes e Daniel Senise. Também nessa época, Gustavo manteve um ateliê no Centro do Rio, onde pintava usando óleo e tinta acrílica.

Gustavo deixou de frequentar momentaneamente o Parque Lage em 2004, voltando à escola para aulas de desenho livre em 2008, com Gianguido Bonfanti, pintor, gravador, desenhista e escultor. Foram nas sessões de desenho livre que ele preparou as obras que estarão expostas em "Guache e papel". “São sessões em que o modelo fica pouco tempo posando, meia hora no máximo. Só bem depois de começar que entendi como isso é fundamental para a leveza dos desenhos: a melhor maneira de lidar com a passagem do tempo é ignorá-lo, se concentrar no que se está fazendo, ao mesmo tempo em que se busca a solução mais sintética, mais significativa, em que entra na pintura só o necessário".

Sobre o Artista

Gustavo Alves já expôs em coletivas no Rio de Janeiro, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na Modernista Hospedagem e Arte, e no Centro Cultural da UFF, em Niterói. Realizou sua primeira individual ainda em 2002, na Casa da Escada Colorida, na Lapa, no Rio de Janeiro, e em 2015, expôs na Pinacoteca Bar e Galeria, em Porto Alegre. Também teve trabalhos expostos na Via Thorey, em Vitória. Este ano, participou da Ocupação Cultural Morais e Vale, na Lapa. Atualmente, também cursa pós-graduação em História de Arte Sacra na Faculdade São Bento, no Rio de Janeiro.

Serviço

Exposição “Guache sobre papel”.
Coquetel de lançamento – Dia 27 de julho (quarta-feira) – às 19h
Local: Centro Médico Shopping Vitória – Shopping Vitória – Terceiro Piso - Galeria Expansão. Tel: (27) 3182- 1000.
Período da mostra: até 27 de outubro. Horário de funcionamento do Centro Médico Shopping Vitória: Segunda a sexta-feira – das 10h às 22h e aos sábados – das 7h às 13h.
 Entrada gratuita.


ref. div.rf

Comente com o Facebook: