Professora lança livro para desenvolver coordenação motora de crianças e adultos


Coordenando-se...

Tudo começou há 20 anos como forma de ajudar a filha, ainda pequena, a sentir-se segura para chegar ao quarto da mãe quando acordava à noite, no escuro. Foi assim, tentando fazer sua Malu vencer o medo, que a professora Lu Braga criou um método inovador para o desenvolvimento da coordenação motora que vem ajudando crianças, jovens e adultos a se tornem mais seguros, autoconfiantes e independentes.

A metodologia, patenteada em 2014, proporciona maior autoconfiança e independência. O livro, com todas as técnicas, será lançado dia 13 de julho, possibilitando que pais e professores possam aplicá-las em casa ou em sala de aula
A metodologia, que ao longo dos anos foi sendo aprimorada, ganhou patente em 2014 e agora foi consolidada num livro, chamado “Coordenando-se: Metodologia para desenvolvimento da coordenação motora (DCM)”. Nele, a autora, que além de educadora física é bailarina profissional e diretora de uma escola de balé, apresenta e descreve a técnica, que tem como base a associação de figuras, cores e partes do corpo para a realização de atividades que implicam em deslocamento. “É indicado para crianças a partir de 3 anos, assim como para idosos ou pacientes em reabilitação, além de contribuir para o trabalho de psicopedagogos e psicoterapeutas”.

Com descrição minuciosa, o livro propõe sete atividades que trabalham coordenação motora, memória, lateralidade, concentração, conscientização das partes do corpo, agilidade, ritmo, criatividade, socialização e trabalho em equipe. Segundo ela, pesquisas apontam que uma criança bem coordenada é mais bem aceita e acolhida socialmente. “Aquelas com poucas habilidades motoras passam, infelizmente, por pequenos atos de rejeição, como quando é a última a ser escolhida para jogar num time, ao esbarrar constantemente nos amigos ou se envolver em acidentes ou dar topadas”, explica, o que pode gerar problemas de autoestima.

No decorrer dos anos, Lu Braga também pôde observar o quanto o processo educativo correto influencia em uma melhor qualidade de vida. “Nas tarefas cotidianas é que notamos o quanto a boa coordenação motora pode contribuir para inúmeras atividades do dia a dia do futuro adulto, como dirigir melhor, garantir uma caligrafia legível e até mesmo aumentar a segurança para subir e descer escadas”, explicou a escritora, que é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e em balé clássico pelo Palácio das Artes de Minas Gerais, mas que há 20 anos adotou o Espírito Santo como moradia.


O lançamento do livro acontece no dia 13 de julho, quarta-feira, das 18h às 22h, na Escola de Balé CriDança, em Jardim da penha,  e é aberto ao público.

 O custo do livro, que vem acompanhado de peças de EVA para que pais e educadores possam aplicar as técnicas em casa ou sala de aula, é de R$ 65,00.

Lançamento Livro Coordenando-se
Data/Horário: 13 de julho, das 18 às 22 horas
Local: Escola de Balé CriDança
Rua Saturnino Rangel Mauro, 235, Jardim da Penha, Vitória-ES
(Ponto de Referência: Rua do Canal, ao lado do Centro de Especialidades da Unimed)
#lubraga #coordenado-se #livro #cridanca

Comente com o Facebook: