Circuito Lúdico por Vila Velha com Edu Mariano


 

Ocupar o espaço público de forma artística e lúdica. Essa é a proposta do artista visual e educador Edu Mariano R com o projeto Circuito Lúdico.

O projeto Circuito lúdico é uma de intervenção urbana, linguagem das artes visuais, que utiliza técnicas como o do lambe-lambe, do estêncil e de instalação, que propõe a construção de um percurso relacionando a arte com o ato de brincar, intervindo artisticamente no espaço urbano e produzindo assim novos valores simbólicos nestes espaços percorridos.


O percurso definido para as intervenções liga os três viadutos do bairro Paul em Vila Velha, e vem sendo construído aos poucos com a participação da comunidade de entorno.

A comunidade

Toda criança e adolescente têm direto de brincar. Assim diz o Estatuto da criança e do adolescente, das Disposições Preliminares, Art. 3º "A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade".
Partindo de suas experiências como educador social, o artista Visual Edu Mariano propõe o Circuito Lúdico inicialmente por Vila Velha, cidade onde reside.Uma das intervenções foi desenvolvida pela equipe e as crianças da Unidade Municipal de Ensino Infantil Pe. Edmundo. É um lambe-lambe chamado Pique sem Pique feito por gravuras dos pés e mãos das crianças que frequentam a instituição.

Segundo Edu Mariano "Devemos promover formas mais generosas no trato com o espaço público"

Dentre as atividades do Circuito Lúdico, um encontro aberto ao público está marcado para o próximo sábado, 03 de setembro às 14hs no ateliê do Artista, em Vila Velha.Este encontro proporcionará aos participantes meios de expressão e mediação, experiências para trocas, disseminações e construções de atitudes, sentidos e afetos, buscando refletir sobre os problemas das cidades através de ocupações artísticas no espaço público.

Já em Vitória uma outra intervenção acontecerá  entre o Escritório de Arte Dayse Resende e ateliê Sandra Resende, em Jardim Camburi.

Perfil do Artista
Edu Mariano R


Artista visual, Educador Social

 27 99245 0569 | edumarianor@gmail.com



*O ateliê e a ação proposta pelo artista  faz parte do 2 Circuito Artes

* o artista conseguiu a liberação do espaço público para trabalhar, tendo em vista que em nossa cidade há um multa pela utilização ou intervenção nestes espaços.

Comente com o Facebook: