Arte sacra, mobiliário de época e pinturas são destaque em leilão de artes em Setembro

 Obras raras, carregadas de história e beleza vão encantar os capixabas durante a exposição do Leilão de Setembro da Empório das Artes. O acervo reúne mais de 200 peças, entre esculturas, mobílias de época, pratarias, porcelanas e pinturas de artistas consagrados, como Romanelli, Levino Fanzeres, Plínio Colombi e Sylvio Pinto.

Segundo o marchand Lélio Cimini, que está à frente da Empório das Artes, os artigos têm lance inicial de R$ 20,00, chegando a valer R$ 12.800, uma boa oportunidade para colecionadores e apreciadores de arte adquirirem obras por um preço abaixo do mercado.

O acervo reúne mais de 200 peças, entre esculturas, pinturas e mobílias dos séculos XVII e XIX

Ele conta que um destaques é uma imagem de Nossa Senhora das Dores, do século XVIII. A escultura barroca tem um metro altura e é uma raridade, com impressionante semblante da santa.

“Para quem é colecionador ou admira arte sacra vai se impressionar. É uma peça garimpada em uma igreja do interior do Rio de Janeiro, que possivelmente nunca esteve em algum leilão do Estado”, ressalta Lélio.

O mobiliário de época também é bastante representativo, com relíquias que contam a história do país. Destaque para duas poltronas estilo vitoriano, da década de 30; para bancos de uma capela do interior do Rio de Janeiro, da década de 40; e para o revisteiro em jacarandá do acervo da extinta empresa capixaba Ferro e Aço.

Outro atrativo do leilão são as peças de Sergio Rodrigues, arquiteto e designer carioca. “Há móveis exclusivos, como a mesa bar Baez, criada especialmente para uma cliente do Rio de Janeiro na década de 70”, conta Cimini.


Entre as esculturas, destaque para a l'Immortalité, do francês Julien Caussé. A obra foi esculpida em bronze no final do século XIX e representa a musa da imortalidade. Há ainda outras raridades, como mesas em jacarandá, oratórios e roll desk (escrivaninha da década de 20), em madeira de lei, além de espelhos no estilo rococó e tapetes orientais.

O Leilão de Setembro da Empório das Artes será no dia 27 de setembro, às 20 horas, no Shopping Vitória. A exposição de todas as obras poderá ser conferida de 21 a 26 de setembro. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Leilão de Setembro da Empório das Artes

Exposição: 21 a 26 de setembro (entrada gratuita)

Horário de visitação: das 10 às 22 horas, exceto dia 25 (domingo), que será das 15 às 21h.
Pregão: 27 de setembro, às 20 horas, comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha
Local: Espaço Cultural Shopping Vitória by Empório das Artes


Comente com o Facebook: