ISH Tecnologia lança serviço de redundância de Data Center

Os Data Centers, criados para armazenamento das informações digitais em nuvem, oferecem diversas vantagens para as empresas, dentre elas o acesso e o compartilhamento dos dados a qualquer momento e de qualquer lugar, com baixo custo, uma vez que não é preciso investir em hardwares, softwares e pessoal capacitado para gerenciar o departamento de Tecnologia da Informação.

O serviço de nuvem privada com redundância garante ainda mais proteção em caso de catástrofes,
como a ocorrida nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001

A ISH, empresa capixaba com atuação nacional, oferece o serviço há quatro anos, mas para aumentar ainda mais a segurança dos dados de seus clientes acaba de disponibilizar um serviço que permite a redundância de Data Centers. Isso significa que todas as informações armazenadas passam a ser distribuídas geograficamente em pontos diferentes, com mais de mil quilômetros de distância entre elas, assegurando que não sejam afetadas em casos de catástrofes.

Um exemplo da necessidade da redundância de Data Center foi quando ocorreu o ataque às torres gêmeas do Word Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque. “Muitas empresas tinham sua estrutura e operação rodando em uma das torres e o backup em outra. Com o acidente afetando ambas, perderam todos os seus dados, informações e história”, relembra o gerente de Data Center da ISH, Leonardo Camata.

Vale ressaltar que o Data Center da ISH foi totalmente projetado e construído para operar de forma ininterrupta e sem riscos de perda de dados. E embora esteja num local preparado, com alto grau de segurança e monitoramento 24 horas, refrigeração e subestação elétrica própria, é preciso prever que catástrofes podem ocorrer. A solução, portanto, passa pela redundância geográfica. “No nosso caso, oferecemos o Data Center funcionando no Espírito Santo e outro em São Paulo, que possibilita uma segurança extra”, explica o gerente.


Conheça a estrutura física de um Data Center:

- Sistema de vigilância interno e externo operando todos os dias do ano, em regime de 24 horas com controle de acesso biométrico;

- Sistema elétrico a prova de falhas, composto de subestação de energia elétrica exclusiva, grupos geradores redundantes e ainda sistema de no-break e estabilizadores também redundantes;

- Sistema de detecção de incêndio por análise de partículas, combate a incêndio com gás ecológico, paredes de contenção em bloco estrutural celular e portas corta-fogo;

- Centro de monitoramento e operações de segurança de rede contra invasões em regime permanente;

- Sistema de resfriamento através de túneis frios;

- Circuitos redundantes de redes lógicas com links de comunicação de tripla abordagem;

- Equipe multidisciplinar de especialistas, altamente capacitada e certificada, assegurando que o seu ambiente nunca pare ou seja invadido.

Comente com o Facebook: