Exposição GEOGRAFIA AFETIVA DE UMA ILHA




A exposição tem curadoria de Michaela Blanc e inclui uma seleção de obras da artista plástica Dayse Resende

Quem passar pelo Aeroporto de Vitória terá uma motivo a mais para apreciar as belezas do nosso Estado. A partir desta quinta, dia 22, será aberta a primeira mostra do Espaço Cultural La Pasta Gourmet, no restaurante do terminal. A inauguração será marcada pela exposição "Geografia Afetiva de uma Ilha”, que tem curadoria de historiadora de arte Michaela Blanc e inclui uma seleção de obras da artista plástica Dayse Resende.

A série de pinturas em acrílica retrata belas paisagens de Vitória e seu entorno, trazendo o olhar de quem passeia por diversos ângulos da cidade e aprecia cenários que muitas vezes passam despercebidos pelos moradores, como o Convento da Penha, o Porto de Vitória e a Capela Santa Luzia.
 “A série de quadros remete aos lugares que percorremos rotineiramente e que muitas vezes não são observados ou apreciados. As paisagens de nossa cidade são marcantes e memoráveis, elas se transformam em meio às belezas naturais e urbanas, numa confluência com a orla e a arquitetura, por exemplo”, comenta Dayse Resende.

Com a série, Dayse procura instigar o imaginário das pessoas, com telas que despertam o olhar para as diferentes paisagens de Vitória, evidenciando perspectivas e pontos de vista.
“Somos todos passageiros desta maravilhosa paisagem. Nela, estão os cenários, as belezas naturais e urbanas, que clamam por um enxergar profundo, detalhista. Sobretudo, sentimental. Se Vitória navega entre os espaços, como navegar por ela, como cidade? É o cidadão quem responde, com seu olhar e imaginário despertados pela arte”, conclui a artista.

A mostra ‘Geografia Afetiva de uma Ilha’ fica em exposição até o dia 21 de fevereiro. Essa é a primeira exposição do Espaço Cultural La Pasta Gourmet, que terá uma nova mostra a cada dois meses, sempre aberto ao público. O espaço tem a proposta de criar novas experiências para os capixabas e turistas que passam pelo Aeroporto de Vitória, a principal porta de entrada e saída do Estado. “Por mês, passam pelo terminal cerca de 115 mil pessoas, sendo um lugar perfeito para um espaço de arte e para apresentação e valorização das belezas, da cultura e da arte do Espírito Santo”, destacou João Carlos Puziol, que está à frente do La Pasta Gourmet.



SERVIÇO

‘Geografia Afetiva de uma Ilha’ no Espaço Cultural La Pasta Gourmet
Artista: Dayse Resende
Curadoria: Michaela Blanc
Visitação gratuita: até 21 de fevereiro
Endereço: Aeroporto de Vitória. Av. Fernando Ferrari, 3800 - Goiabeiras, Vitória.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 4 da manhã à 00:00

Comente com o Facebook: