Castelo Recebe o XIII Congresso de Poetas Trovadores

O Clube dos Trovadores Capixabas objetivando comemorar os seus 37 anos de existência realizará de 06 a 09 de Julho de 2017, o XIII Congresso de Poetas Trovadores no Centro Cultural e Turístico da Cidade de Castelo localizada no sul do estado do Espírito Santo. Do Rio de Janeiro e de São Paulo existem ônibus direto para a cidade de Castelo e de Belo Horizonte os participantes não precisam ir até Vitória, podendo comprar passagem até a Cidade de Venda Nova do Imigrante, na Rodovia Federal BR 262 e de lá para Castelo, que fica a uma distância de 140 quilômetros de Vitória e 36 quilômetros de Cachoeiro de Itapemirim e também 36 quilômetros de Venda Nova do Imigrante.

Na programação do evento, além da entrega de prêmios, Troféus e Medalhas para os vencedores dos Concursos de Trovas, Poesia, Haicai e Prosa (Crônicas e Contos), haverá lançamento de livros, Troveata (Desfile dos Poetas pelas ruas da Cidade devendo cada um trazer faixas com poesias e material poético para distribuir para o povo), Seresta, Baile com a eleição do melhor Casal de Dançarino e eleição da Musa dos Poetas Trovadores e Shows e Saraus Poéticos em Praça Pública.

Para participar do Congresso não precisa ser Trovador, basta gostar de Poesia e da boa literatura. Inscrições gratuitas com direito a Certificado com Carga Horária no final do evento, no Domingo pela manhã. O Hotel Plaza, localizado na Avenida Nossa Senhora da Penha, 190, no Centro da Cidade, a 100 metros dos locais onde acontecerá o e vento, está disponibilizando uma diária especial no valor especial de R$ 50,00 por pessoa. As acomodações são em apartamentos, duplo ou triplo com ventilador, banheiro privativo e café da manhã.  As reservas poderão ser feitas pelo Telefone do Hotel, 28 – 35 42 16 74 e na hora deverá ser informado que a reserva é para o Congresso de Poetas Trovadores com direito a preço especial conforme combinado pelos organizadores do evento na cidade, Eurico e Leila.

PROGRAMAÇÃO
06/07/17 – Quinta-feira
13h00min – Inscrições e recebimento de Crachá. Preparação do local do evento, com Exposição de Poesias e Trovas. Exposição de Artistas Plásticos, de Fotografias e Exposição do Artesanato local. Exposição de Livros da Literatura de Cordel. No Centro Cultural e Turístico de Castelo. De 13 as 17 horas.
 
18h00min – Abertura do XIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo.
Saudação aos Visitantes pelas Autoridades e Escritor local...................................
Palavras do Presidente do CTC Clube dos Trovadores Capixabas, Clério José Borges. (10 minutos)
Saudação aos Congressistas pelo Representante do Governador e Sub Secretário de Cultura, José Roberto Santos Neves, que abordará também o tema Cultura Capixaba. (30 minutos)
20h00min - Início da Seresta animada pelo Grupo Alegre Seresteiro, de Alegre, ES, e o povo em geral, saindo da Praça 3 Irmãos, percorrendo diversas ruas da cidade.


07/07/17 – Sexta-feira

08h00min - Visita às escolas locais. (A visita é feita apenas por alguns participantes do evento).
09h00min - Exposição de Poesias e Trovas. Exposições de artes plásticas e fotografias e Exposição do Artesanato local. No Centro Cultural e Turístico de Castelo.
09h30min – Lançamento de Livros, no Centro Cultural e Turístico de Castelo:
   
a)            Irineu o Cuidador, Nicau e Rio Marinho da Escritora Vera Maria da Penha, (Vila Velha).
b)           Vitória, Fortificações e Ilhas, do Escritor e Historiador João Roberto Vasco Gonçalves.
c)            Coletânea Quinta Cult, Prosa e Verso, Organizador Clério José Borges
d)           Contos e Encantos Serranos, de Valdemir Ribeiro Azeredo
e)           Destaque de um Trovador, de Ananias Novais
f)            Doces Lembranças, Historinhas da vovó, da Escritora MARIA CÂNDIDA VASCO GONÇALVES
g)            ROGÉRIO SALGADO – AI-5
h)           SOÊMIA PIMENTEL CIPRESTE
10:30 - Palestra: Mal de Alzeimer – Cuidados – Cuidadores, com exibição de um DVD em que idosas fazem apelo, num trabalho muito comovente e de muita utilidade e reflexão. Pela Escritora e Trovadora, Vera Maria da Penha (Vila Velha, ES).
10:50 – Intercâmbio Cultural. Palestra de Agostinho Rodrigues, de Campos dos Goytacazes, RJ.
11:00 – A POESIA DE FLORBELA ESPANCA – Poeta Portuguesa homenageada no XIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. Pelo Presidente do CTC, Clério José Borges.
11:15 – As mais belas Trovas de Trovadores Brasileiros, pela Trovadora Neiva Fernandes de Campos dos Goytacazes, RJ.
11:30 – COMO PUBLICAR UM LIVRO. Exibição do Vídeo da Escritora de São Paulo, Lola Prata, sobre como publicar um livro. Normas tradicionais: Ficha Bibliográfica, ISBN, Apresentação, Prefácio, Orelhas...
12:00 – Exibição de vídeos de eventos culturais.
13:00- OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA. A Arte da criação. O que é Poesia e o que é Prosa. Tipos de poesias: Soneto, Haicai, Tanka, Acróstico, Versos Livres, Versos metrificados. Escansão. Inscrições gratuitas na hora do início da Oficina. Pede-se que cada participante leve caneta, blocos ou caderno para anotações e exercícios práticos. Sorteio de Livros e Concurso Relâmpago com medalhas para os melhores trabalhos. O participante terá direito a Certificado que será encaminhada para cada um posteriormente. Vagas ilimitadas e de acordo com o espaço a ser ocupado. Duas horas de duração com intervalo de 10 minutos. MONITORES: Clério José Borges; Agostinho Rodrigues; Albércio Nunes
 15:00 – Encontro e preservação de documentos, palestra do Escritor e historiador ROBERTO VASCO.
15: 30 - Arte e Poesia na Formação do Caráter, Palestra da Escritora e Acadêmica, Angela Lino Veríssimo.
16:00 – Palestra: Reconhecendo profissionais, Revelando Talentos, Credenciando Escritores, Agenciando carreiras. Direcionando Poetas para o Mercado de Trabalho, pela Presidente da Escbrás, Léa Lu, da Cidade de Contagem, Minas Gerais. Participação dos Poetas, Sirlene Lúcia Viana; Sirléa Lucia Viana; Marlúcia Alves de Souza; Vera Lúcia Gomes; Ivan do Amaral Passos; Dalva Meireles; Reinaldo Dutra.
17:00 – Educação Cidadã, do Acadêmico e Poeta Paulo Ribeiro Walter de Negreiros.
17:20 – Mercado literário, do Escritor Rogério Salgado, de Belo Horizonte, MG. Lançamento do Livro AI 5 (Ato Institucional N.º 5) do escritor Rogério Salgado de BH, Minas Gerais.
17h30m – Intervalo e preparação para o Sarau Poético em outro local.
18:30 – Sarau Poético Musical. Academia Literária Castelense. Clube dos Trovadores Capixabas, CTC; Academia Cachoeirense de Letras e Academia de Letras e Artes da Serra. Apresentação do Acadêmico Paulo Negreiros, Mestre de Cerimônias do Clube dos Trovadores Capixabas. Na Praça antes do Show.
20:30 - Show na Praça 3 Irmãos,com o cantor e compositor castelense, Arnoldo Silva e convidados, Conjunto Pó de Mico, de Cachoeiro de Itapemirim, cantora e compositora Rita Ribeiro, do Rio de Janeiro.

08/07/17 – Sábado
     
09:00 - Lançamento de livros, performances artísticas, exibição de vídeos culturais e concurso relâmpago de trovas no Centro Cultural e Turístico de Castelo.
10:00 - MAGNÓLIA SILVESTRE – A Dança Sênior na Preservação da Saúde. Show de dança Senior.
11:00 - Desfile dos poetas trovadores pelas ruas da cidade. TROVEATA. Trazer a bandeira de sua Cidade para o Desfile e Poesias em cópias xerox, com nome e endereço para distribuição para o povo na hora do Desfile. Sugestão traga de 100 a 150 cópias para distribuição para o povo e entre os congressistas.
14:00– Passeio pelos principais atrativos turísticos de Castelo.
19:00– Missa em Ação de Graças pelos Trovadores, realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha.
20:30 - Entrega de Comendas e prêmios aos classificados nos concursos de prosa, poesia, trova e haicai no Teatro Municipal de Castelo Artênio Merçon.
21:00– Homenagens do Clube dos Trovadores Capixabas, Câmara Municipal de Castelo e Prefeitura Municipal de Castelo com performances artísticas, aos escritores castelenses Mário Morcerf (in memorian), Kátia Bento, Sebastião Ribeiro Filho, Marcílio Persici e Livaldo Campana, no Teatro Municipal de Castelo Artênio Merçon.
22:00 -  Baile da Saudade, com escolha do melhor casal dançarino e escolha da Musa dos Trovadores (local a ser confirmado).

09/07/17 – Domingo
10:00– Encerramento do XIII Congresso com redação da Carta de Castelo, a ser encaminhada às autoridades ligadas à Educação e Cultura do país. Eleição do município sede do XIV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado em 2018. Entrega de certificados aos participantes do evento.
11:00- Inauguração do Recanto do Poeta Castelense Archilau e Dona Rita Vivacqua, na Rua Archilau Vivacqua, Centro, Castelo-ES, com performances artísticas.
13:00 – Confraternização final.
15:00 – Encerramento com os Poetas retornando as suas cidades de origem.

CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS, CTC

CGC/CNPJ: 31. 476. 351/0001 -05

Utilidade Pública Estadual Lei N.º 4. 554/91

Utilidade Pública Municipal Lei N.º 1.563/91

Sede Provisória: Rua dos Pombos, 2 –Eurico Salles, Carapina, Serra, ES

29160280 – Tel.: 3328 07 53 /  E-mail: cj-anna@bol.com.br


CTC CNPJ N.º 31. 476. 351/0001 – 05. Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles Carapina Serra ES - 29160 – 280.  UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL -  LEI N.º 4554/1991, DE 10 DE SETEMBRO DE 1991.
UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL SERRA – LEI N.º 1563/1991, DE 20 DE NOVEMBRO DE 1991.

Comente com o Facebook: