Novos trabalhos de Romário Batista no Escritório de Arte Dayse Resende


Romário Batista é artista autodidata, pintor, desenhista e escultor. Natural de Itamaraju (BA), teve diversas influências que contribuíram na sua formação artística, a exemplo de sua avó Hermilina, uma católica assídua e devota, que inspirou os primeiros desenhos religiosos do artista, a partir dos seus sete anos de idade. Mudou-se para Vila Velha (ES) em 2009 e é filiado ao Sindicato dos Artistas Plásticos e Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes).

Conhecido pela sua arte diversificada e contemporânea, Romário Batista possui um estilo impressionista e popular, que se destaca também pela diversidade de materiais utilizados em seu processo criativo, entre eles, objetos descartáveis recolhidos em trechos urbanos. Seu mais recente projeto, “Seres Imaginários”, foi exposto no Centro Cultural da Câmara dos Depulados, em Brasília. Inspirado pelas histórias infantis sobre o folclore brasileiro contadas por seu avô, o artista plástico e autodidata criou este projeto com a proposta de retratar seres lendários e fictícios da crença e da tradição popular. São ao todo 10 obras, construídas em formatos geométricos a partir de materiais reaproveitados das enchentes da Grande Vitória.

TRAJETÓRIA

Romário Batista possui várias premiações e exposições individuais e coletivas pelo Brasil afora, e obras em vários acervos públicos e sociais:
Menção Honrosa no XXVII Salão de Artes de Arceburgo, Arceburgo/MG (2013)
Prêmio MHEX pela doação da obra, oferecida pela Academia Brasileira de Meio Ambiente, ABMA – RJ (2012)
Medalha de Bronze no 5º Salão Nacional de Artes “Em Defesa e Valorização das Riquezas do Brasil” (2012)
Medalha de bronze no 9º Salão de Artes da Academia Brasileira de Meio Ambiente, na categoria Arte Naif , Rio de Janeiro (2011)
Menção Honrosa no 1º Salão Nacional de Artes do Saber Cultural no Museu do Exército e Forte de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ (2010)

Comente com o Facebook: